Museu do Cerrado é programa imperdível em Goiânia

Em minha recente visita a Goiânia me surpreendi muito como a cidade tem coisas interessantes a oferecer ao turista. Apesar de não ser um destino muito conhecido pelo turismo de lazer, quem for a capital goiana tem alguns lugares que precisa conhecer. Um deles é o interessante Museu do Cerrado, que fica no Campus II da PUC Goiás.

Esse interessante museu é divido em algumas partes e mostra as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil. É possível conhecer a evolução da Terra, mais sobre o cerrado e também questões culturais da região.

Um galpão grande abriga o Museu de História Natural. Trata-se de um espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos. Depois de aprender sobre o processo evolutivo é hora de conhecer a Vila Cenográfica de Santa Luzia, que é a reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Tudo muito bem detalhado e de forma interativa, nos transportando no tempo e conhecendo mais sobre a história da região.

museu-do-cerrado-fotos

Depois o visitante é convidado a conhecer uma réplica, em tamanho original, de uma aldeia indígena modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo. Também ver como eram os quilombos, local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão.

museu-do-cerrado-fotos-2

Uma verdadeira aula com um acervo super rico e bem construído faz do Museu do Cerrado uma das principais atrações de Goiânia. Viajamos para o destino a convite do Holiday Inn Goiânia e com os apoios de Avianca e AGETUL.