Museu a céu aberto em San Gregório no Uruguai

O “Museo Abierto de Artes Visuales” é um dos mais importantes museus ao ar livre da América Latina. O museu está situado na cidade de San Gregório de Polanco, localizado no departamento uruguaio de Tacuarembó, a 360 km de Montevidéu.

Inaugurado em 10 abril de 1993, o museu a céu aberto contava na data com mais de 30 trabalhos de artistas proeminentes como Gustavo Alamón, Cléver Lara, Tomás Blezio, Luis Scarpa e Luis Muro. Na ocasião da comemoração de seus 20 anos em março de 2013, um “Tapete Integrador” de 150 m, foi pintado na rua principal. Realizou-se esse trabalho em homenagem ao artista local Julio Uruguay Alpuy.

O acervo celebrou um quarto de século com obras dos mais diversos artistas e ganhou de presente várias iniciativas realizadas em parceria com o Ministério de Turismo uruguaio. San Gregório de Polanco possui atualmente mais de 60 murais e o museu oferece uma vista pitoresca a seus visitantes. Os estilos e temas das obras são bem variados, associados com a história da cidade, com a história de seus habitantes e com a do país em geral.

Neste ano, San Gregório de Polanco ganhou mais uma grande arte. Uma escultura metálica, assinada pelo renomado escultor uruguaio Octavio Podestá, compondo a vista do Parque de Esculturas do balneário.