5 museus para conhecer a história de Curaçao

No Caribe holandês, Curaçao é um destino conhecido por suas inúmeras praias com água cristalina e em tons de azul turquesa, além de sol o ano inteiro. Além disso, oferece uma natureza preservada, centro de convenções e áreas de mergulho. Willemstad, a capital, reúne construções preservadas com arquitetura típica da Holanda e muita história que pode ser conhecida ao visitar os museus em Curaçao.

Uma peculiaridade de Curaçao é a influência das mais de 50 nacionalidades na população de 150 mil habitantes. A pluralidade étnica faz com que o turismo cultural seja outro nicho bastante procurado pelos turistas estrangeiros. Na capital, os prédios, fortes, fábricas e outras construções de origem holandesa, criam um equilíbrio visual entre a atmosfera europeia e o clima caribenho. Em muitos dos edifícios tombados e recuperados estão museus e vários podem ser inseridos nos roteiros dos viajantes que escolhem Curaçao como roteiro de férias.

A vinda forçada dos africanos para as Américas e o Caribe mudou para sempre a história da humanidade. Em virtude disso, o Museu Kura Hulanda, no porto de Willemstad, apresenta um rico acervo sobre o comércio de escravos, desde a captura na África até a chegada e inserção no Novo Mundo. A instituição ressalta, também, a influência na formação das sociedades caribenhas.

À primeira vista, o Museu de Curaçao tem um estilo colonial bem impactante. O edifício conta a história geológica da ilha através de mapas, objetos e outros artefatos indígenas pré-colombianos. Outra curiosidade é a apresentação das profissões praticadas pelos afro-curaçalenhos após a abolição da escravidão. Desde suas crenças, estilo de vida, cozinha tradicional, mobiliário em mogno e pinturas produzidas por artistas locais .

O Museu Octagon, localizado dentro do Hotel Avila Beach, recebe esse nome por sua forma octogonal e cúpula arredondada. O prédio foi residência oficial do famoso “Libertador” venezuelano, Simón Bolívar, que passou algum tempo por lá antes de partir para lutar pela independência de nações sulamericanas. Pelo histórico, o museu reúne peças e objetos do personagem destacando sua relação com Curaçao.

Já o Museu Marítimo de Curaçao apresenta, através de uma linha do tempo, um passeio pelos mais de 500 anos da história marítima do país. Sua exposição permanente é composta de cartas náuticas, diversos modelos de navios e equipamentos de navegação, tudo com várias técnicas audiovisuais. O museu também oferece uma série de passeios interessantes, como uma visita pelo porto.

Conhecida em todo o mundo como a sinagoga mais antiga em atividade do Hemisfério Ocidental, a Sinagoga Mikvé Israel-Emmanuel, abriga em um prédio anexo o Museu Cultural Judaico de Curaçao, construído em 1970, que apresenta um vasto acervo histórico com objetos e utensílios raros da comunidade, muitos deles utilizados até hoje. As duas instituições compartilham a mesma entrada. Conheça os museus de Curaçao e reserve seu hotel em Curaçao por aqui, ajudando a manter o Maior Viagem no ar e garantindo um bom preço.