Museus em Lisboa que merecem a visita

Lisboa oferece uma vasta oferta cultural e os mais diferentes tipos de Museus. Espalhados pelas ruas lisboetas, se destacam por suas diferenças temáticas. Dos espaços históricos, aos mais recentes projetos museológicos e arquitetônicos, há muito para conhecer nesta cidade que não para de se reinventar.

O Museu do Dinheiro apresenta a história do dinheiro e sua evolução, tanto em Portugal como no mundo. Foi inaugurado em abril de 2016 e está localizado na Baixa de Lisboa, na antiga igreja São Julião. Dentre as atrações do museu: pode-se dar um testemunho, cunhar e imprimir moedas e notas virtuais com a sua cara, ver ao microscópio de que são feitas as notas, e ainda trocar, interagir e deixar-se inspirar por histórias de todo o mundo. O museu conta ainda com uma diversificada programação cultural e educativa para todas as idades que, de forma original e pedagógica, permite envolver toda a família.

Já o Museu das Comunicações pretende mostrar como os portugueses se comunicaram ao longo de cinco séculos. Destaque para a exposição Casa do Futuro na Cloud – viver numa smart city, que é, desde 2003, uma das exposições permanentes da Fundação Portuguesa das Comunicações, dedicada à promoção do conhecimento das novas tecnologias – equipamentos, aplicação e serviços avançados – num espaço de habitação.

Reunindo a mais relevante coleção pública do País, o Museu Nacional de Arte Antiga abriga pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas portuguesas, europeias, da África e do Oriente. Composto por mais de 40 mil itens da Idade Média até ao século XIX, o acervo compreende o maior número de obras classificadas pelo Estado como “tesouros nacionais”. Há também obras de referência do patrimônio artístico mundial.

A Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva é uma instituição sediada em Lisboa que tem por vocação a divulgação e o estudo da obra dos artistas plásticos Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva. Com este objetivo, foram criados um museu e um centro de documentação e investigação, abertos ao público. Inaugurado a 3 de Novembro de 1994, está instalado na antiga Real Fábrica dos Tecidos de Seda de Lisboa, um edifício datado do século XVIII.

Museu interativo que reúne o universo das notícias e proporciona aos visitantes uma experiência única e inovadora, o NewsMuseum relata a história da mídia lado a lado com a tecnologia de ponta. Localizado no centro da Vila de Sintra, o local apresenta uma releitura de episódios da história portuguesa e do mundo através do olhar noticioso. Homenageia os jornalistas imortalizados por suas obras, identifica os principais protagonistas do setor, projeta a evolução da reportagem das guerras, contextualiza os combates midiáticos que se destacaram e recorda as más notícias, além de desvendar as propagandas e as relações públicas.

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) é um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects e a Central Tejo. Considerado um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX e um dos polos museológicos mais visitados do país, o museu está localizado na zona ribeirinha de Belém, em Lisboa. O edifício conta com espaços de exposição sob uma cobertura ondulante, concebida para oferecer um novo espaço público acima das galerias.

O Museu dos Coches encontra-se instalado num edifício contemporâneo, sendo um projeto do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. A nova sede ganhou em espaço e, pelas suas caraterísticas contemporâneas minimalistas, permite uma leitura centrada exclusivamente na coleção. Já o Museu Calouste Gulbenkian é um espaço cultural de excelência em Lisboa. Criada por testamento por um humanista notável – Calouste Gulbenkian – a Fundação tem como missão promover os valores universais da condição humana. Assim, as artes, a ciência e a educação têm aqui um palco privilegiado.

Ficou interessado em conhecer esses museus? Então faça sua reserva de hotel em Lisboa por aqui e além de ter a oportunidade de visitar esses espaços culturais, ajude o Maior Viagem a se manter atualizado com dicas como essa, sem pagar nada a mais por isso.