São Paulo oferece diversos museus como atrativos sem colocar a mão no bolso

Principal capital do país, São Paulo tem uma lista enorme de atrações turísticas. Já fui diversas vezes para lá e ainda assim sempre tenho a sensação de que existe muita coisa interessante que ainda não conheci. Por isso sempre fico atento às atrações da cidade, para tentar conhecer alguma na minha próxima visita. Foi pesquisando sobre São Paulo que achei essa lista preparada pelo site oficial de turismo da cidade de alguns museus que além de interessantes ainda podem ser visitados de graça.

Como é praticamente impossível visitar São Paulo sem passar pela Avenida Paulista, a primeira dica é a Casa das Rosas. Um casarão construído em 1935, na época que as mansões dos senhores do café dominavam a área hoje famosa por seus “espigões”, o local vale ser visitado por sua arquitetura e pelo belo jardim de rosas – que dá nome ao centro cultural. Mas também poderá aproveitar que o local não cobra ingresso para acompanhar saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro e exposições em geral. Ainda é possível conhecer a obra e objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos.

casa das rosas

Outa boa opção é o Museu Brasileiro da Escultura, que já abrigou exposições gratuitas de grandes nomes da arte como Brecheret, Bernar Venet, Juan Diego Miguel, entre outros. Mas o espaço localizado na Avenida Europa também oferece outras atrações como filmes de arte, recitais de piano, cursos, seminários e até feira de antiguidades.

mube

Já se você gosta de street art vale uma visita ao Beco do Batman, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque na Vila Madalena. Tudo começou nos anos 80 quando um desenho do homem-morcego foi encontrado no local, atraindo estudantes de artes plásticas que passaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélicas. Constantemente renovados, os grafites do local rendem ótimas fotos para você compartilhar em suas redes sociais.

beco do batman

A dica para a hora do almoço é o Centro Cultural São Paulo, mais conhecido como Centro Cultural Vergueiro. Com restaurante localizado na parte central do prédio inaugurado em maio de 82, o espaço tem árvores remanescentes da época anterior à construção da estação de metrô Vergueiro. Um ambiente super agradável para uma refeição leve e com muitas apresentações de artistas que usam o espaço para se expressar. Se estiver na cidade no último domingo do mês não deixe de conhecer a horta comunitária do jardim suspenso e relaxar em uma das espreguiçadeiras do local.

centro cultural são paulo

Para o fim de tarde a vista do terraço do Museu de Arte Contemporânea garante um visual incrível no sunset de frente para o Parque do Ibirapuera, com a cidade ao fundo. Além disso o prédio possui um acervo incrível, com cerca de dez mil obras (quase todas provenientes do Museu de Arte Moderna), e exposições temporárias sempre interessantes.

mac usp