Musicais da Broadway: Um programa obrigatório em NY

Todas as vezes que vou para Nova York tento ver ao menos um musical da Broadway, quase sempre mais de um. Os mais de trinta teatros da região central de NY são denominados assim por se concentrarem próximos a rua de mesmo nome e costumam receber grandes celebridades em seus palcos. Normalmente uma peça grande é lançada com ator famoso, mas depois passa a ser encenada por outros atores (igualmente bons) já que costumam ficar em cartaz por anos. Até mesmo quando ainda está com algum famoso encenando, a sessão pode ser feita por um substituto e você só saber na hora.

Mas nada que diminua o espetáculo. Até porque a indústria do teatro em Nova York é tão grande que os melhores atores, mesmo aqueles ainda não conhecidos, costumam se inscrever nas seleções para as peças que acontecem por lá. Inclusive foi a partir de lá que alguns se tornaram famosos. Por isso, assistir a um espetáculo da Broadway é garantia de uma noite super agradável quando você estiver pela cidade. Lembrando que as peças costumam começar cedo, o que ainda permite que depois você consiga sair para jantar ou se divertir, afinal estamos falando da cidade que nunca dorme.

tktsJá fui a tantas peças que já indiquei dez musicais imperdíveis em Nova York, muitos ainda em cartaz por lá. Mas na minha recente ida para a cidade fui a mais dois. Só tinha me programado, e comprado antecipadamente um, mas acabei decidindo ir em outro quando estava por lá. Isso é uma coisa importante: se um musical for novo ou estiver bombando, recomendo comprar antecipadamente o ingresso pelos sites de vendas (existem vários, mas sempre compro no NYC.com). Se você faz questão de garantir um bom lugar para determinada peça também vale a compra antecipada. Mas pela primeira vez usei o Tkts e foi uma experiência bem legal. Trata-se de um posto de venda de ingressos para o mesmo dia com desconto, que fica embaixo da famosa escadaria da Times Square. Logo cedo será comum ver uma fila enorme de gente querendo garantir ali bons ingressos a custo baixo. Mas se você, assim como eu, não tem paciência para filas e nem quer perder tempo da sua viagem, o que indico é passar cerca de uma hora antes dos espetáculos por ali, olhar o painel eletrônico que indica o que ainda está a venda, e comprar seu ingresso com uma fila bem menor.

Foi assim que consegui um ótimo lugar, bem nas primeiras fileiras e central, para assistir Finding Nerveland. O musical conta como foi escrito a história de Peter Pan. Uma super produção com troca de cenários e efeitos especiais que encantam a adultos e crianças. Uma peça bem ao estilo Broadway em termos de espetáculo. A outra que fui assistir é A Cor Púrpura, que foi relançada recentemente e está fazendo o maior sucesso por lá (por isso comprei antecipadamente). Nesse caso o musical tem cenário fixo e se destaca mesmo pela interpretação e, principalmente, pelo conjunto vocal dos atores. É impressionante o que vi no palco, inclusive pela primeira vez o público aplaudiu uma cena do meio do espetáculo de pé. Emocionante!

IMG_7294IMG_7383

Outro programa bem comum, é após os espetáculos ficar do lado de fora esperando os atores saírem para pedir autógrafo e tirar fotos. Além do próprio espetáculo que acabou de assistir, muita gente aproveita que a maioria costuma acabar ao mesmo tempo para ir até a porta dos teatros onde tem famosos encenando peças para tentar fazer um registro. É uma clássica cena de fim de noite em Nova York. Uma forma de levar pra casa uma lembrança especial. Por isso, quando programar sua viagem para Nova York, não deixe de ver as peças em cartas e escolher ao menos uma para assistir.

A viagem para Nova York foi feita com apoio do Yotel.