National Museum of African American History and Culture é o mais disputado em Washington

Com uma cidade repleta de museus interessantes, muitos deles com visitação gratuita, Washington DC consegue ainda se destacar com novidades impressionantes quando falamos em centros culturais. Aberto em 24 de setembro de 2016, o National Museum of African American History and Culture é atualmente o mais procurado da cidade, tanto que é preciso se organizar para garantir os ingressos para conhecer esse lindo prédio com uma coleção impressionante.

Quando fizemos nosso roteiro em Washignton, claro que pensamos na mesma hora em conhecer esse museu tão comentado e que é uma das últimas novidades da cidade. Esse grande interesse pelo National Museum of African American History and Culture fez com que fossem disponibilizadas entradas com horário marcado, para garantir o bom fluxo e segurança de todos, já que os ingressos são gratuitos (clique no link para ver a disponibilidade e mais informações a respeito). Porém, é preciso reservar com bastante antecedência. Quando procuramos já não conseguimos para as datas que estaríamos na cidade. Contudo, diariamente ás 6h30 (hora local) alguns passes para o mesmo dia são disponibilizados. Foi aí que fez toda a diferença estarmos hospedados no Mandarin Oriental Washington DC, já que a concierge ficou responsável por tentar conseguir esses tickets cedo. Foi assim que conseguimos nossos ingressos para visitar o museu.

A localização privilegiada, ao lado do Washington Monument, no National Mall, faz com que você certamente passe pelo museu diversas vezes durante os deus dia na cidade. E a beleza e imponência do prédio do National Museum of African American History and Culture chama a atenção. Em uma área de monumentos mais antigos e quase todos brancos, as linhas arrojadas e as cores fazem do design do museu o primeiro atrativo. O projeto que usa painéis de alumínio fundidos em cor bronze se “movimentam” para simbolizar as mãos erguidas ao céu, que significa fé, esperança e resiliência.

National-Museum-of-African-American-History-and-Culture-washington

A ideia dos criadores do museu não é mostrar a história afro-americana em separado, mas sim destacar que ela na verdade é a história americana, mostrando fatos e personalidades que construíram o país. A exposição interessantíssima interna abrange artes, esportes, televisão, música, escravidão e a luta pelo direitos civis. A dica é subir até o último andar e ir descendo por todo o prédio para poder conferir cada parte da exposição permanente.

Logo de cara você será impactado por objetos, imagens e música da cultura africana. Será uma espécia de boas vindas para tudo que será mostrado a partir do quarto andar, onde se encontra a “Culture Expressions”. Ao longo do caminho por todos os andares do museu você irá se deparar com os pioneiros afro-americanos, desde atletas, passando por celebridades até os defensores dos direitos civis. É interessante ver a expressiva participação de afrodescendentes nas vitórias norte-americanas no esporte, nos sucessos na musica, filme e TV; observando a importância deles na conquista dos direitos aos negros. Há muito espaço também para falar sobre a escravidão e o processo histórico até a conquista de direitos importantes. Certamente algumas das partes mais emocionantes de toda a exposição. O National Museum of African American History and Culture é uma espécia de linha do tempo, sem preocupação em ser didaticamente temporal, que passa pelos principais fatos da história dos Estados Unidos até os mais recentes.

Certamente é um programa imperdível para quem estiver em Washington DC. Mostramos bastante a respeito no nosso stories quando estávamos viajando, já que na maior parte do museu (exceto uma parte) é permitido filmar e fotografar e estávamos conectados com Mysimtravel.

National Museum of African American History and Culture

Endereço: 1400 Constitution Ave, NW – Washington, DC 20560

Website: https://nmaahc.si.edu/

Horário de funcionamento: Todos os dias (10h às 17h30)

Entrada: Gratuita