Navios da Hurtigruten terão drones subaquáticos

A Hurtigruten, líder mundial em viagens de exploração, anunciou que seus novos navios terão drones subaquáticos como parte da experiência em seus cruzeiros de expedição. A empresa se associou com a start up norueguesa Blueye Robotics para desenvolver os drones de exploração oceânica.

Noventa por cento dos oceanos permanecem inexplorados por complicações técnicas de exploração. O novo drone Blueye Pioneer possui uma combinação única de tamanho compacto, potência e estabilidade que promete levar os passageiros da Hurtigrtuten a conhecer essas partes ainda não exploradas. A câmera de vídeo funciona em condições de pouca luz e pode transmitir imagens coloridas ao vivo para as telas dos navios ou máscaras de mergulho digitais usadas pelos hóspedes nos navios menores. Segundo o CEO da Hurtigruten, Daniel Skjeldam, com os drones submarinos a companhia pode levar seus convidados às áreas menos exploradas do que a superfície de Marte.

O MS Roald Amundsen e MS Fridtjof Nansen, primeiros navios de cruzeiro de expedição do mundo alimentados por tecnologia híbrida, serão os que receberão os drones subaquáticos. O primeiro dos dois barcos será lançado em julho de 2018 e ambos terão capacidade para 600 passageiros. No Brasil a companhia é representada pela Discover Cruises.