Nolita Oven Bar: delícias do forno para a mesa

Estou sempre buscando conhecer as novidades gastronômicas no Rio de Janeiro e gosto muito quando tenho boas surpresas. O Nolita Oven Bar foi uma dessas. Uma visita despretensiosa ao restaurante localizado no shopping VillageMall fez com que eu me tornasse cliente assíduo. O segredo? A simplicidade e custo-benefício dos pratos que saem do forno diretamente para a mesa.

nolita barO nome Nolita é em homenagem ao bairro de Manhattan, formado pela abreviatura de North of Little Italy, que aqui no Rio é representado por um simpático esquilo – na verdade esquila – que tem uma personalidade ligada a Nova York, mas também à Itália. A ideia do restaurante é justamente trazer uma comida que remeta a essas origens, com elo forte à infância e memória afetiva. Daí, surge o conceito de Oven Bar, o primeiro do Brasil, que traz à mesa esses pratos especiais preparados e gratinados diretamente ao forno.

Os fornos se mesclam com a arquitetura e decoração do salão interno, onde um enorme balcão serve de ponto de partida para uma refeição. Além disso, mesas no salão interno e na parte externa completam a capacidade do restaurante. Ainda na parte externa, o belíssimo bar (foto) que além de abastecer o restaurante, é um ponto perfeito para quem quer passar o tempo tomando um drink ou um café especial, que no caso do capuccino ainda pode vir personalizado com sua foto na espuma.

Como já voltei ao Nolita diversas vezes, consegui experimentar diversos pratos e sinceramente não sei dizer qual gostei mais, já que todos me surpreenderam. Uma coisa é certa, inicie sua experiência pedindo o Flat Bread, um estilo de pão novaiorquino com massa de 100 horas de fermentação, assado no forno com lenha, servido em diversos sabores. Os mais especiais são o de Alecrim e de Grana Padano, este último de comer rezando.

Na ala das massas assadas no forno a lenha, a Lasanha Nolita me fez lembrar a que minha mãe fazia quando criança, com uma massa fina, molho bolonhesa, nesse caso, feito com picanha Black Angus e uma generosa cobertura de queijo. Fã de Mac&Cheese que sou, adorei também o Truffle Shrimp, com camarão, trufas negras e crispy de panko. O cardápio também dedica uma ala inteira aos espaguetes. Dos seis, já experimentei o Carbonara NY Style com ovo caipira e crunch de bacon; o com Burrata e pesto de espinafre, delicioso; e o muito bem servido com Polpetini, esferas de picanha Black Angus moída e molho de tomate.

Na ala das sobremesas, meu paladar infantil pediu na hora o Nuvem Nolita – sorvetes de brownie, morango, doce de leite, menta com chocolate e pistache com algodão doce. A única mudança para mim seria servir o algodão doce branco mesmo, sem anilina azul. Mas claro, para as crianças é um grande chamariz. Para os mais clássicos, o Bolo Trufa é a pedida certa, principalmente para os chocólatras. São 20 camadas intercaladas entre ganache belga e bolo dark, acompanhado de calda quente de chocolate ao leite. Sugiro compartilhar todas as sobremesas, mesmo se não estiver indicado, já que assim como os pratos, são muito bem-servidas.

nolita pratos

Ainda preciso voltar ao Nolita para experimentar as pizzas e os sanduíches, mas motivos não faltarão, já que é sempre bom voltar quando gostamos do local. O Nolita funciona todos os dias a partir das 12h, fechando às 23h de segunda a quinta, 00h às sextas e sábados e às 22h aos domingos.

Endereço: Av. das Américas, 3900 – Piso L2 – VillageMall – Barra da Tijuca – Tel.: (21) 3252-2678