“Novo Concorde” pode bater recorde de velocidade

Para os saudosistas das viagens super-rápidas a bordo do Concorde uma boa notícia. A Airbus registrou no Departamento de Patentes dos Estados Unidos um avião de passageiros hipersônico que promete ser quatro vezes mais rápido que a velocidade do som.

Segundo o registro o jato apelidado de Concorde 2.0 poderia atingir velocidade de até Mach 4,5 (que significa quatro vezes e meia a velocidade do som). Para se ter uma ideia o Concorde chegava a uma velocidade de Mach 2. Tamanha potência garantiria por exemplo que a aeronave faça São Paulo-Londres em apenas 2 horas, contra as atuais cerca de 12 horas.

A aeronave usaria vários tipos de motores com energia vinda de hidrogênio estocado a bordo. Turbinas de jato embaixo da fuselagem e um motor de foguete na parte traseira seriam usados na decolagem, que aconteceria na vertical (como um ônibus espacial). Uma vez no ar as turbinas seriam desligadas e recolhidas, com o motor de foguete sendo o responsável pelo impulso até a altitude de 30,5km. Então motores a jato, do tipo que se usa em mísseis, seriam ligados para atingir a velocidade de Match 4,5.

Vale lembrar que o registro não é garantia de que a aeronave será construída. Essa é apenas uma fase necessária para que o projeto seja levado mais adiante até que se prove a viabilidade do mesmo. O Concorde antigo foi retirado de circulação pela empresa em 2003 justamente pelos altos custos de operação da aeronave.