Novo museu histórico em Minas Gerais

Como parte das comemorações dos 70 anos de existência da Unesco, será inaugurado no próximo dia 15 o novo museu histórico de Minas Gerais: o Museu de Congonhas. Localizado no município de mesmo nome, o museu tem como missão potencializar a divulgação do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que desde 1985 tem o título de Patrimônio Cultural Mundial.

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, para onde o Museu dedica sua principal atenção, está localizado no Morro Maranhão, na zona urbana de Congonhas. Sua construção, de 1757, é formada por um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Basílica, escadaria decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural.

Considerado uma obra de arte a céu aberto, na construção do santuário trabalharam os grandes artistas do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Athaíde (1760-1830).

O Museu, instalado em um edifício construído ao lado do Santuário, contempla em três pavimentos sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.

A exposição permanente que inaugura o Museu trata das manifestações da fé no passado e no presente. A mostra também retrata o Santuário como expressão de trânsito cultural resultante da expansão portuguesa; da relação do espaço religioso com a vida urbana da cidade; do Santuário como obra de arte; e do trabalho do Aleijadinho.

O museu também reúne importantes acervos, como a coleção Márcia de Moura Castro. Composta por 342 peças que pertenceram à colecionadora, as obras adquiridas pelo Iphan em 2011, são formadas por arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção.

Horário de funcionamento: A partir do dia 16 de dezembro, o museu ficará aberto de terça a domingo, das 9h às 17h; e quartas, das 13h às 21h.

Ingressos: R$ 10.