Rio celebra números no turismo que valem ouro

Os Jogos Rio 2016 foram considerados um sucesso, e no turismo não foi diferente. Segundo levantamento da Riotur, 1,17 milhão de turistas visitaram a cidade em agosto deste ano, sendo 410 mil deles estrangeiros. Segundo a ABIH/RJ, a hotelaria carioca teve ocupação de 94%. Em um mês de agosto regular, este índice fica, em média, em torno de 65%.

Entre os estrangeiros, a maior parte veio dos Estados Unidos (17%), Argentina (12%) e Alemanha (7%). Dos 760 mil visitantes brasileiros, a maioria veio de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%). O gasto médio do visitante de fora foi de R$ 424,62 por dia na cidade, enquanto os brasileiros gastaram em média R$ 310,42.

Pontos turísticos tradicionais, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, também comemoram o acréscimo de 30% na movimentação do mês, se comparado a agosto de 2015. Mas o queridinho mesmo foi o Boulevard Olímpico, que recebeu cerca de 4 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos. O sucesso foi tão grande que a prefeitura decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto no período de recesso entre o final dos Jogos Olímpicos e o início dos Paralímpicos, entre 22 de agosto e 6 de setembro. A Casa Brasil continuará funcionando nesse período, entre 14h e 20h.