O Colosso não existe mais, mesmo assim Rhodes continua sendo maravilhosa

A primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos na ilha de Rhodes, na Grécia, é o famoso Colosso de Rhodes, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Embora a localização exata da estátua seja discutida, ela ainda atrai muitos visitantes a cidade. O mais surpreendente é perceber que Rhodes tem outros atrativos.

Sem sombra de dúvidas a passada por onde esteve o Colosso é obrigatória, e de fácil acesso. Fica bem na entrada do porto de Mandraki, marcado por dois pilares que seriam onde estaria outrora as pernas da gigante estátua de 70 toneladas de ferro e bronze em homenagem do Deus do sol – Hélios. Ela funcionava como uma espécie de portal de entrada dos barcos, além de ter na mão direita um farol para orientar as embarcações a noite. Se restam dúvidas da veracidade da localização, esse pode ser um excelente ponto de partida para conhecer a parte principal e mais charmosa da cidade.

rhodes 9

Logo após o porto é possível ver a cidade murada, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. São ao todo 13 quilômetros de muros que cercam a parte medieval de Rhodes, por onde é possível se hospedar, comer, comprar e visitar os principais pontos turísticos locais. Um passeio para ser feito com calma, apreciando cada rua estreita de pedras e os prédios conservados. É possível conhecer ruinas dos templos de Apolo e Artemísia, o Palácio dos Grãos-Mestres, além dos museus arqueológico e bizantino. A cidade medieval é para ser percorrida tanto durante o dia quanto a noite, quando seus bares e restaurantes a deixam bastante animada, com destaque para a Praça Ippocratous.

Rhodes (2) Rhodes (3) Rhodes (4) Rhodes (5)

Ao lado do porto surge a parte moderna da cidade, onde se encontra o lindo Palácio do Governo além das lojas de marcas famosas, hotéis e cassinos que oferecem outro tipo de diversão aos visitantes. As praias boas também ficam mais afastadas do centro, e uma série de hotéis (confira clicando aqui a dica de onde fiquei) e resorts oferecem todo tipo de conforto para quem for ficar hospedado na cidade.

Se for se limitar a ficar apenas na cidade de Rhodes dois dias são suficientes para conhecer tudo com calma, embora eu sugira ao menos um dia a mais para poder curtir as praias. Já se for conhecer alguma outra cidade da ilha, como a famosa Lindos é necessário mais tempo. Aqui cabe uma observação: Apesar de linda (como o próprio nome diz), a praia de Lindos é de estrutura bem precária, ainda mais se comparada a das outras ilhas gregas, e a cidade fica lotada de turistas. Confesso que achei a viagem de carro muito longa e que não valeu a pena, tanto que voltei antes do programado para ficar curtindo o hotel.