O que explorar na Costa Verde do Rio de Janeiro

A região da Costa Verde, que compreende as cidades de Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba é uma excelente opção para aproveitar o próximo feriado ou já se programar para as férias. As cidades litorâneas, que têm fácil acesso pelas rodovias Rio-Santos e Paraty-Cunha, reúnem uma infinidade de atrativos como praia, cachoeiras, ilhas, cidades históricas, gastronomia e até safári.

As três cidades estão localizadas às margens da baía de Ilha Grande, um arquipélago de 187 ilhas e ilhotas na costa oeste do estado do Rio. Conhecida pela variedade em opções de lazer, Paraty tem atividades que vão desde passeios de escuna, lanchas e mergulhos pela baía de Ilha Grande até os esportes de aventura, como arvorismo, tirolesa, rapel e o exclusivo passeio de canionismo. Outro lugar famoso nos arreadores é a vila de Trindade. Situada a 25 quilômetros ao sul de Paraty, na divisa com Ubatuba, a vila é conhecida como o paraíso dos surfistas. O local tem as melhores praias da região – Brava, Cepilho, Fora, Trindade e Figueiras –  e uma piscina natural de água salgada, o Caxadaço.

Já no lado histórico, os visitantes podem observar a arquitetura conservada do século XVIII. No Centro está localizado um dos mais belos cartões postais da cidade – a Igreja de Santa Rita. Construída em 1722, a pequena igreja, que fica de frente para o mar, abriga o Museu de Arte Sacra, com diversificado acervo que reúne objetos e utilitários em ouro e prata, imagens de santos, mobiliário e peças de época. Para se hospedar, a sugestão é a Pousada Porto Imperial, localizada no Centro Histórico de Paraty e parte da seleta Associação Roteiros de Charme.

Próxima a Paraty está Angra dos Reis, famosa por possuir uma praia para cada dia do ano, já que são 365 ao todo. As mansões luxuosas de veraneio podem ser vistas por todo lugar. O mar de Angra é perfeito para quem gosta de praticar o turismo esportivo, como mergulho, snorkeling, passeios de saveiro, lanchas, entre outras atividades de apreciação da vida marinha local. A cidade também é o local de partida para a famosa Vila do Abrãao, a maior e mais bem estruturada em Ilha Grande

A cidade de Mangaratiba é outro ponto de embarque para as belas ilhas de Ilha Grande. O entorno do município conta com mais de 30 ilhotas e 100 praias de beleza singular e águas cristalinas. Mangaratiba consolida-se, cada vez mais, como uma excelente opção de turismo e gastronomia. Além do turismo náutico, o local oferece uma variedade de opções de lazer entre a serra e o mar. Este é o local de um dos poucos safáris existentes no Brasil – o safári Portobello, que reúne mais de 500 animais da fauna brasileira, europeia e africana em um ambiente de floresta tropical imponente com cachoeiras e rios quase virgens. São 300 mil metros quadrados divididos em duas áreas entre o Oceano Atlântico e a Mata Atlântica. O atrativo está localizado dentro do luxuoso Portobello Resort & Safári, que além do safári, oferece aos hóspedes uma infinidade de atrativos naturais, como fazenda, floresta de palmital, saunas naturais, trilhas, cachoeiras, passeio de lancha e de escuna para observação do boto cinza.