O que fazer em Pucón na primavera

Com uma paisagem repleta de montanhas, lagos, cachoeiras, águas termais e vulcões, Pucón é um destino que fica bastante atraente na primavera. A região que fica no sul do Chile tem diversas atrações e passeios a céu aberto, perfeito para uma época em que a temperatura máxima varia entre 18ºC e 20ºC e a natureza se mostra exuberante com diferentes tons de verde nas matas. Um ambiente perfeito para trekkings e caminhadas, navegações, birdwatching (observação de aves), passeios de caiaque, cavalgadas, pesca esportiva, rafting e outros esportes de aventura.

Pensando nisso, pedimos a agência Davita Tours, do Hotel Antumalal, para listar o que fazer em Pucón na primavera. Para quem curte esportes aquáticos, passear pelo Lago Villarrica a bordo de um veleiro é uma ótima opção. Já para apreciar a natureza, um passeio de observação de pássaros – birdwatching – é uma maneira de conhecer melhor a fauna local. É possível visualizar cerca de 60 espécies de pássaros, como martim pescador, gaivota andina e cisne de pescoço preto, e ainda passar por locais que revelam lindos ângulos do vale e do Vulcão Villarrica. Outra possibilidade são as caminhadas, como a trilha Lagoas Andinas, em Mamuil Malal, perto da fronteira com a Argentina. Ali, com o Vulcão Lanin de fundo, há dois lagos rodeados de araucárias e de bosques habitados por pássaros carpinteiros e uma série de espécies de aves e animais. Outro percurso é o do Parque Nacional Huerquehue, no qual os participantes também passam por bosques de araucárias e cascatas, sempre tendo como companhia o Lago Tinquilco e o Vulcão Villarrica.

Já para quem gosta de mais adrenalina, também não faltam opções. Há desde tirolesa e rafting no Rio Trancura a trekkings que se fundem com escalada, como o que é feito no vale de Cerdúo. Nesse passeio os viajantes sobem a montanha por meio de degraus de metal previamente fixados. No alto panoramas arrebatadores tanto do Vulcão Villarrica como do vale de Caburgua compensam o esforço. Assim como no trekking pela trilha San Sebastian, no Parque Nacional Huerquehue, um percurso íngreme em meio a uma área de floresta que desemboca numa planície com falésias com uma vista em 360º de quase todos os vulcões e montanhas da região, a 1.900 metros acima do nível do mar.

Mas claro, um dos passeios mais procurado é a subida a cratera do Vulcão Villarrica, o mais ativo do Chile. Uma sucessão de lagos, bosques e vulcões a perder de vista fazem parte da paisagem no caminho. O treeking que dura o dia exige um bom preparo físico, embora não seja preciso experiência. Vale lembrar também que se chegará a uma altitude de quase 3 mil metros, quando alguns participantes podem sentir sintomas relacionados ao ar mais rarefeito.

Ou seja, não faltam opoções para o que fazer em Pucón, no Chile. E claro que você irá querer registrar todos esses momentos que unem belas paisagens e aventura em suas redes sociais. Por isso, adquira seu chip internacional clicando no link e receba ainda em sua casa no Brasil, antes de viajar.