O que fazer em San Pedro de Atacama

Quando se planeja uma viagem para o Deserto do Atacama a primeira coisa que pensamos são nos famosos passeios para lugares com paisagens incríveis. De fato, essa é a grande atração da região. Mas, a simpática Vila de San Pedro de Atacama também é um ponto a ser visitado. Por ser muito pequena nem precisa de muito tempo (apenas metade de um dia), mas vale reservar um tempinho para conhecer as ruas de barro e as simpáticas casas, restaurantes e lojinhas.

A principal atração da vila é a Igreja de São Pedro. As paredes de adobe, o telhado de cactos e as portas azuis contrastam com a paisagem altiplânica. A igreja mostra como os locais foram adotando uma nova religião, mas sem esquecer de suas tradições ancestrais. É uma das igrejas mais antigas do chile e está ao lado da Praça das Armas. A principal praça da cidade data do final do século XIII e já era o ponto mais importante da capital colonial do Atacama. Durante o dia turistas e moradores sentam em seus bancos ou procuram as sombras de suas árvores para descansar. Cercada por cafés e restaurantes costuma ser refúgio dos visitantes também a noite, lembrando que a maioria fecha cedo (por volta de 22h).

igreja-de-san-pedro

Logo em frente a praça está a Feira de Artesanato, onde é possível encontrar produtos da região andina. Ideal para comprar lembranças da viagem. Os destaques são os produtos feitos do lã de lhama ou alpaca, em pedra vulcânica, de madeira ou cacto.  Há também o Pueblo de Artesanatos, um pouco mais afastado, onde se encontra artesanato 100% atacamenho. A Rua Caracoles é a principal do povoado e está repleta de restaurantes e cafés que servem comida feita a base de ingredientes locais (clique no link para ver dicas de restaurantes). É nela que está também a maioria das agências que oferecem os passeios.

onde-comprar-no-atacama

Outros dois pontos importantes da cidade, mas que não cheguei a visitar, são o Museu Arqueológico Padre Le Paige e o Cemitério. No primeiro você poderá ver uma coleção com mais de 300 mil peças pré-hispânicas. Lá poderá conhecer mais da cultura atacamenha, a influência dos espanhóis, além de processos geológicos que deram origem aos salares, quebradas e vulcões que rodeiam o povoado. Já no cemitério será possível ver na prática como algumas das tradições antigas continuam. Os túmulos ainda são marcados com pequenos montículos de pedra e coloridas flores de papel homenageiam os entes queridos que se foram.

Nossa viagem para o Atacama contou com a parceira de Explora Atacama, Tierra Atacama, Loja Benevento, Ray-Ban e Mysimtravel.

San Pedro de Atacama, Atacama, Vila de San Pedro de Atacama, Chile, Deserto do Atacama, Vila, Igreja de San Pedro, Museu Arqueológico, Museu Arqueológico Padre Le Paige, Praça das Armas, Artesanado, Onde Ir, Onde Comprar, Cemitério do Atacama, Calle Caracoles, Rua Caracoles, Povoado do Artesão, Pueblo de Artesanatos, Tierra Atacama, Explora Atacama, Restaurantes