O que fazer em York: descobrindo uma das mais charmosas cidades da Inglaterra

Sabe aquelas gratas surpresas que você tem em uma viagem? Conhecer York pra mim foi das coisas mais interessantes na press trip que fiz a convite do Visit Britain. Essa charmosa cidade medieval no norte da Inglaterra é destino de muitas famílias aos finais de semana, ainda mais em um dia ensolarado como o que dei sorte de conhecer o destino. Fiquei tão encantado pela cidade que já penso em voltar, até para aproveitar melhor o charme do local e conhecer alguns pontos que não tive a oportunidade já que passei pouco tempo por lá.

Há cerca de 1 hora de trem de Newcastle, York também é uma cidade bastante visitada por quem está em Liverpool e Londres (ambas distantes cerca de 2h30 de trem). Com menos de 200 mil habitantes, a cidade mantém o clima de interior e conserva de forma extraordinária sua origem medieval e seus orgulhos, como a indústria ferroviária e o chocolate. Para quem não sabe, foi em York que surgiu o famoso Kit Kat. Fundada pelos romanos em 71 D.C., York teve seu primeiro grande crescimento na Idade Média, sendo um importante comércio de lã e capital da província eclesiástica do norte da Igreja da Inglaterra. No século XIX voltou a se destacar através da indústria ferroviária e da confeitaria.  São exatamente essas tradições que despertam o interesse de britânicos e estrangeiros. Quando você escolher o que fazer em York irá perceber que as principais atrações estão ligadas a herança medieval, ferroviária ou da confeitaria.

Chegar a cidade é muito simples através de trem e estrangeiros ainda possuem uma facilidade maior porque podem usar o BritRail Pass que dá acesso ilimitado a grande malha ferroviária do país durante o período escolhido. Da Estação Ferroviária de York, que já foi a maior do mundo, até o centro da cidade você consegue chegar facilmente andando. E já estará se encantado com algumas das atrações, como o lindíssimo Principal Hotel York, que fica literalmente do lado da estação (há inclusive uma porta que liga ao hotel) e é uma ótima opção de hospedagem ou até mesmo de refeição (uma dica é aproveitar o famoso chá do hotel).

principal-hotel-york

Poucos passos depois você estará na muralha da cidade, uma das características mais importantes de York. Ainda há o muro que protegia a cidade na antiguidade e é possível caminhar por ele, o que possibilita uma vista linda logo na chegada ao centro da cidade. Durante os 3.4 quilômetros da muralha e também ao andar pelo centro da cidade você encontrará lindos portões que davam acesso a York antiga, e tiveram importante função no controle de fluxo de mercadorias para cobrança de impostos. Os portões Micklegate Bar, Boothan Bar, Monk Bar e Walmgate Bar possuem hoje atrações turísticas que podem ser visitadas. Outro ponto lindíssimo na chegada é a Lendal Bridge, de onde se tem uma linda vista do Rio Ouse.

cidade-murada-york

Ao chegar no centro da cidade você certamente terminará de se apaixonar por York. Suas ruelas e construções preservadas te transportam para a Idade Média. As praças são tomadas por feiras e apresentações aos finais de semana no verão, o que deixam a visita ainda mais interessante. Mas você precisa incluir em sua lista de o que fazer em York uma passada pela Shambles, uma rua que mostra bem como a cidade era na antiguidade. Repleta de açougues nos séculos anteriores, Shambles hoje abriga diversas lojas e restaurantes. Passear por suas ruas levemente inclinadas para escoar o sangue e água que vinham doa açougues, e observar os prédios antigos fazem você voltar no tempo. Para os fãs de Harry Potter, foi essa rua que serviu de inspiração para o Beco Diagonal.

A principal atração da cidade no entanto é a York Minster, a catedral de York. É a maior catedral gótica do norte da Europa e contém alguns dos mais antigos e ricos vitrais da Inglaterra, destaque para a Great East Window, que é a maior extensão de vitral medieval da Europa. Há também a West Window, igualmente bonita, a cripta e uma área de exposições históricas com artefatos medievais. A torre da Catedral de York tem 72 metros de altura e é acessível para visita, de onde se tem uma impressionante vista da cidade. Ainda, na lateral da York Minster se encontra uma antiga estátua do imperador romano Constantino, o Grande.

york-minster

Outro ponto lindíssimo são as Ruínas da Abadia de Santa Maria, que ficam no igualmente lindo jardim do Yorkshire Museum. O museu em si tem uma coleção bem eclética, com biologia, astronomia, geologia e arqueologia. Quando visite a cidade (junho de 2018) estava acontecendo uma grande exposição sobre dinossauros, por exemplo. Aliás, os museus são outro grande orgulho de York, principalmente o National Railway Museum, considerado o maior do mundo em sua categoria. Por lá você encontrará o único trem bala Shinkansen exposto fora do Japão, fotografias, pôsteres e muitos outros objetos que celebram a importância da indústria ferroviária para o desenvolvimento moderno de York.

Outros museus que podem entrar no seu roteiro de o que fazer em York são o Jorvik Viking Centre, que mostra como era a cidade viking de Jorvik em 975 D.C.; o York Art Gallery, com destaque para a sua impressionante coleção de cerâmicas; o York Castle Museum, alojado onde funcionava a prisão do castelo tem ambientes que mostram as eras Jacobiana, Vitoriana e Georgiana. Claro, estando ali você irá visitar também o Castelo de York – Clifford´s Tower, que era um complexo fortificado construído em 1069. Atualmente apenas a Torre ainda está de pé e pode ser visitada.

Também não deixe de lado conhecer a cultura do chocolate na cidade. A dica é o York´s Chocolate Story, com um tour saboroso pelos bastidores da produção que conta a relação da cidade com a confeitaria. Há ainda a Fairfax House, uma casa georgiana que abriga atualmente um museu; a Mansion House, sede honorável do prefeito de York com sua linda coleção de artefatos de ouro e prata e sua cozinha georgiana; e a Treasure´s House, primeira casa dada ao National Trust é datada do período medieval.

onde-ir-em-york

Tantos lugares lindos e um clima todo especial fazem de York um destino “must go” na Inglaterra. Serão muitas fotos lindas e lugares encantadores que você certamente irá mostrar em suas redes sociais. Por isso, lembre de se manter conectado comprando o chip internacional Mysimtravel, que nos apoiou em mais essa viagem.