Como aproveitar o melhor de Imbassaí, na Bahia

Situada no litoral norte da Bahia, Imbassaí é um local que apresenta uma paisagem espetacular, com direito a praia, restaurante pé na areia e atividades como stand up paddle. Ainda é possível deitar-se ao sol na piscina com um coquetel na mão e um acarajé na outra. Saiba como aproveitar melhor esse paraíso baiano.

Para chegar a Imbassaí, o aeroporto mais próximo é o de Salvador. Parte do município de São João da Mata, a 70 km de Salvador (BA), a vila de Imbassaí é um convite para quem quer relaxar e uma opção é aproveitar o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, que foi inaugurado em 2010. O resort ocupa uma área de 57 mil m² entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, sendo o primeiro empreendimento all inclusive de luxo da Palladium Hotels & Resorts no Brasil. Do resort, uma caminhada até a praia é uma boa pedida, mas quem preferir pode optar pelo transporte oferecido pelo hotel.

Charmosa, a vila de Imbassaí possui pouco menos de mil habitantes, e lá se consegue ver o encontro do rio Imbassaí com o mar. Para chegar à praia, vale pegar uma jangada até a foz do rio, passeio rápido que não sai mais do que R$ 4 por pessoa. Se ficar de olho na maré, ainda é viável ir até lá caminhando ou de bicicleta. Para aproveitar de forma diferente o rio, o resort oferece aula de stand up paddle pelo Rio Imbassaí.

Um outro ponto de parada que merece visita é o Instituto Imbassaí. Criado em 2005, como parte do projeto de inauguração do Grand Palladium, a ONG tem um importante papel mediador das relações entre as comunidades e os empreendimentos turísticos da chamada Linha Verde, ampliando o seu universo de atuação na implantação das ações de responsabilidade socioambiental. Ao todo, são mais de 200 iniciativas, envolvendo crianças e idosos, que, em 12 anos, já ofereceu oportunidades para mais de seis mil pessoas. Para fechar este passeio, uma boa pedida é ir até a Casa de Farinha, projeto de transformação, produção e venda de alimentos à base de farinha de mandioca do instituto.

Também vale a pena conhecer o Castelo Torre Garcia D’Ávila, que fica ainda em Mata de São João, próximo à Praia do Forte. Uma imponente gameleira recebe os convidados. Considerado a primeira grande edificação portuguesa construída no Brasil, erguida em 1551 por Garcia de Souza D’Ávila, filho de Tomé de Souza, o local foi sede de um dos maiores latifúndios do País. As ruínas incluem uma pequena capela que vale uma parada.

E para levar lembrancinhas da viagem, o resort tem um espaço para que os artesãos locais exponham e vendam seus trabalhos. Não deixe de parar por ali, conversar com esses artistas e ver como fazem alguns objetos, como os trançados em palha que se transforma em carteiras e bolsas belíssimas. Faça sua reserva no resort pelo link da matéria e aproveite o que esse paraíso baiano tem a oferecer.