Capadócia muito além do passeio de balão

Quando pensamos na Capadócia a primeira imagem que vem a cabeça é o famoso passeio de balão. Afinal, a beleza do destino somada a aventura de estar em um balão é mesmo especial. Mas, a região é cheia de outros atrativos, como suas pequenas cidades e vilarejos, as cidades subterrâneas, túneis e chaminés-de-fadas. Claro que o passeio de balão deverá estar em seu roteiro, mas veja o que fazer na Capadócia além dessa famosa aventura.

Tendo Gorëme como ponto de partida e a cidade-base para vários passeios na região, explorar a Capadócia por via terrestre é igualmente fascinante. O local é considerado um museu à céu aberto onde os visitantes podem explorar as cidades subterrâneas construídas a partir de escavações, que guardam um amplo acervo histórico. Essas cidades tinham como objetivo proteger a população da invasão de inimigos e há relatos de que os moradores chegavam a ficar semanas trancados em seu interior. Não deixe de conhecer Kayamakli, a maior delas. Quem curte um belo pôr-do-sol, essa é a região perfeita para apreciá-lo, além de ver de perto túneis, castelos, grutas e vales.

Vista do alto, de dentro dos balões, a paisagem impressiona com um cenário formado por rochas que se parecem com esculturas espalhadas em uma imensidão, formadas graças às erosões provocadas ao longo dos séculos. Entre elas se destacam as chaminés-de-fada (ou pirâmides de terra). Com grandes colunas naturais em formato cônico e que trazem em seu topo um bloco de rocha maior, elas podem chegar a 40 metros de altura.

Mas a imagem de terra e rochas pode dar espaço também a um cenário verde. Com uma profundidade de cerca de 100 metros, formado pelo Rio Melendiz há milhares de anos, o Vale Ihlara está próximo de dois dos vulcões da região (Hasan e Melendiz).  A caminhada é agradável por entre as árvores, ao som da água corrente do rio e dos pássaros, além de ovelhas, águias, borboletas e lagartos que costumam ser visto por ali.

Certamente serão momentos inesquecíveis que você vai querer compartilhar em suas redes sociais. Por isso, compre através deste link o seu chip internacional e já saia do Brasil com ele em mãos. Aproveite e faça também por aqui a sua reserva de hotel. Nos dois casos você não paga nada mais por isso e ainda ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas interessantes de viagem.