Destinos inspirados no filme “O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos”

No próximo dia 1º de novembro estreia o novo filme da Disney, “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”. Inspirada no conto clássico de E.T.A. Hoffmann,  O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, o filme promete fazer muita gente querer viajar para destinos de neve que lembrem o filme.

Quando Clara se vê em um mundo estranho e paralelo, que abriga o Reino das Neves, o Reino das Flores e o Reino dos Doces, precisa enfrentar o sinistro Quarto Reino e sua governante tirana, Mãe Ginger, para trazer de volta a harmonia a seu instável mundo. Cada um dos reinos tem características específicas e com referências do mundo real para a construção deles. Pensando nisso, trouxemos uma seleção de cidades ao redor do mundo que possam te levar para o incrível universo de “O Quebra-nozes e Os Quatro Reinos”.

O Reino dos Flocos de Neve foi inspirado em um famoso hotel de gelo sueco e aldeias alemãs do século 16, transformando a arquitetura em camadas de gelo. Ao redor do mundo alguma cidades apresentam essas características, como São Petersburgo, na Rússia; Gramado, cidade do Rio Grande do Sul; e Aspen, nos EUA. Segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo é considerada a mais “europeia” e cosmopolita cidade do país do leste Europeu. É conhecida por sua extensa rede de canais, palácios extravagantes e igrejas imponentes. Já Gramado, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos favoritos dos brasileiros. A arquitetura em estilo europeu e o clima frio conferem ao local ares de cidade da Europa. Gramado também cedia no inverno o Festival de Cinema, um dos mais conhecidos do país. Cidade do Estado Americano a 360 Km da capital Colorado, Aspen é um dos destinos de neve mais buscados e preferidos do planeta. Localizado nas montanhas rochosas a cidade é cercada de paisagens maravilhosas, seja no verão como no inverno. Por ter sempre as temperaturas baixas e mantendo a neve, é um dos destinos mais procurados por esquiadores e snowboarders de todo mundo.

Já o Reino das Flores é inspirado em moinhos e aldeias holandesas no sul da Inglaterra. As flores predominam no ambiente. Aqui no Brasil, Holambra, considerada a capital das flores, conta com a feira Expoflora, uma festa das flores na região. Poucos lugares no mundo são tão floridos quanto Amsterdã na primavera e o jardim de tulipas de Keukenhof, nos arredores da cidade. Um outro ponto a se destacar é o mercado flutuante de flores Bloemenmarkt. Símbolo máximo do Japão, as cerejeiras podem ser vistas na primavera, na chamada florada das cerejeiras, quando acontece o Hanami, costume tradicional do país de celebrar a beleza das flores em Tóquio.

O Reino dos Doces de “O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos” foi construído a partir de doces reais, e várias inspirações foram utilizadas, principalmente os doces da era vitoriana. As paredes dos edifícios são feitas de torrone, e quando você corta, dentro dele você vê todas as nozes e cerejas que estão lá. Inspirado nesse reino muita gente pode querer conhecer delícias mundo afora. A Bélgica é considerada a capital mundial do chocolate. Jean Neuhaus, um chocolateiro de Bruxelas, inventou o praliné 100 anos atrás e desde então a atividade só cresce. Dos pouco mais de um milhão de habitantes, cerca de 500 são chocolateiros. O belga consome em média mais de seis quilos de chocolate todo ano, uma das mais altas taxas do mundo. Famosa tanto pela cultura quanto pelas belas paisagens alpinas, a Suíça é conhecida como um dos países mais seguros e ricos do mundo. Destino popular de inverno, o país possui inúmeras fábricas de chocolate que permitem aos turistas realizarem cursos e visitas guiadas à produção de chocolate. Já aqui no Brasil a dica é Campos do Jordão, em São Paulo. A cidade nas montanhas do Vale do Paraíba, que fica lotada de turistas na temporada de inverno, possui lojas especializadas em chocolate quee disponibilizam todos os tipos e de todos os preços.

Para finalizar, o Quarto Reino é um lugar misterioso e assustador. E o turismo de “terror” tem adquirido cada vez mais adeptos. As pessoas gostam de visitar os lugares mais assustadores do mundo e testar seus limites. Na Romênia o Castelo do Drácula é destino certo para os amantes desse tipo de turismo. Muitos podem estender o passeio e passar pela Floresta de Hoia Baciu, peculiar por suas árvores com formato estranho. A vegetação local cresce estranhamente, muitos relatam marcas misteriosas de queimaduras nas árvores, e os moradores locais têm medo de frequentar a floresta devido às suas lendas e mitos. Mas aqui pertinho também tem opção. Poucos sabem, mas São Paulo possui um roteiro de visita a casas mal assombradas. O passeio guiado visita alguns pontos “assustadores” da cidade, contando um pouco sobre histórias trágicas, crimes famosos e lendas urbanas. Tudo isso acontece enquanto as pessoas passeiam por lugares como Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, Catedral da Sé, entre outros.