Oceanário do Projeto Tamar em Aracaju é uma aula sobre vida marinha

Você certamente já ouviu falar do Projeto Tamar, e provavelmente já visitou uma das instalações do projeto espalhadas pelo Brasil. Mas, quem estiver por Aracaju não pode deixar de conhecer a sede local. Mesmo que comumente o da Praia do Forte seja o mais conhecido quando pensamos no Nordeste, o da capital sergipana impressiona pelo tamanho e qualidade do que é mostrado aos visitantes.

Visto do alto, o oceanário tem um formato de tartaruga, símbolo maior do projeto. Mas não é preciso essa vista para se encantar com tudo que o local oferece. Primeiro do nordeste e quinto do Brasil, o Oceanário de Aracaju mostra com detalhes tudo sobre a vida marinha local e destaca a importância da preservação ambiental e conscientização da população para que isso aconteça.

projeto tamar aracaju

Os diversos tanques e aquários mostram toda a vida marinha, aproximando o público de animais que muitos nem conhecem. Em algumas partes a experiência é sensorial, tornando a visita ainda mais interessante. Além do tanque onde é possível tocar algumas espécies, um dos maiores destaques desse passeio é o submarino amarelo (única parte que é cobrado um valor extra). Depois de assistir um vídeo que explica um pouco sobre a importância do estudo e descoberta de seres da parte mais profunda do oceano, o visitante é convidado a entrar em uma sala escura e fria (mesma condição encontrada em águas profundas) para ver algumas dessas espécies de perto.

Mas mesmo as outras instalações do local são muito bem estruturadas. Sempre despertando o interesse de quem está por ali, os tanques e aquários permitem ver de perto cerca de 70 espécies marinhas com muita informação a respeito ao lado. Isso é fundamental para o entendimento do trabalho desenvolvido pelo Projeto Tamar e toda a importância da preservação dessas espécies.

projeto tamar soltura das tartarugas

Outro destaque fica por conta das duas principais experiências que acontecem no local: Diariamente, às 16h30, é possível acompanhar a alimentação dos tubarões; e todo primeiro sábado do mês qualquer visitante pode participar da soltura das tartarugas que acontece na praia bem em frente ao projeto. O Maior Viagem foi convidado a participar desse momento mágico e é impossível descrever em palavras a emoção que tivemos. A sensação de acompanhar de perto um trabalho tão importante e ao mesmo tempo presenciar a natureza em sua plenitude ainda é brindada com um lindíssimo pôr do sol.


Oceanário Projeto Tamar

Avenida Santos Dumont, 1010

Praia de Atalaia – Aracaju (SE)

Funcionamento: Segunda (10h às 18h), terça a domingo (09h às 21h)

Ingresso: R$ 16