No Dia do Macarrão, convidamos cinco chefs para dar dicas no Rio

Criado no fim de 2014, o Dica do Macarrão acontece hoje (25/10). Não há quem resista a um prato com essa massa, que segundo teorias teria sido levada por Marco Polo da China, onde teria sido criado, para a Itália. Já no Brasil, No Brasil, a introdução da massa coube aos imigrantes italianos da região Sul do país. Fato é que o prato é grande sucesso em todos os cantos do mundo, inclusive no Rio de Janeiro. Por isso, convidamos cinco chefs de restaurantes cariocas para nos indicar onde comer macarrão no Rio.

Isso mesmo, dessa vez as indicações são de verdadeiros especialistas. Todos os chefs foram desafiados a nos apontar um prato de macarrão que mais gostam em seus respectivos restaurantes. Mais que isso, pedimos também que indicassem um prato em outro restaurante da cidade.

Começamos nossa lista com Ignácio Peixoto. A frente do Bagatelle Rio e eleito no Prêmio Veja Rio Comer & Beber como chef revelação, sua dica na casa é o Pâtes Fraiches Aux Deux Saumons, uma trilogia de salmão com massa fresca artesanal, o peixe grelhado, defumado  cru e ovas em creme fresco. Nós já experimentamos o parto e é realmente delicioso. A outra dica do chef é o ramen do Pabu Izakaya – “É um dos únicos com qualidade na cidade”. Luiz Petit prepara a massa com caldo de porco, barriga de porco, alga nori, ovo cozido com a gema quase mole.

O simpático Chef Rodrigo Schweitzer, a frente da Porto Frescatto é conhecido, claro, por seus pratos com frutos do mar. E o macarrão pode ser um ótimo acompanhamento pras delícias vindas do mar. Prova disso é o Linguine Nero Al Mare: macarrão linguine nero com camarões, anéis de lula e mexilhões na manteiga de ervas e vinho branco, sugestão de Rodrigo para quem visitar a casa na Barra. Sua dica de onde comer macarrão no Rio fora do seu restaurante é surpreendente. Apesar de ser uma rede de franquias, ele destaca que o Towomba Pasta do restaurante Outback é delicioso – “Ela vem no ponto e muito bem temperada, vale a pena. Já como ele há anos!”.

Foto Chef Alloro Windsor_1Se tem um país que é conectado com macarrão é a Itália. Por isso, também consultamos um legítimo italiano para nos dar dicas de onde comer macarrão no Rio. A frente do Alloro al Miramar, no luxuoso hotel de Copacabana que já foi por anos seguidos considerado o melhor da cidade pelo TripAdvisor, Renato Ialenti destaca o Tagliatelle alla norcina em seu restaurante. Típico da cidade de Norcia, na Úmbira, região onde cresceu o chef romano, o prato reúne linguiça italiana, funghi e trufa negra. Já a dica fora dos seus comandos é do Gavea Beach Club, em São Conrado, comandado pela napolitana Jolanda Ruggiero: o o spaghetti com vongole – “Um prato perfeito na sua simplicidade, típico da culinária do mar napolitana”.

Chef Kitchen_CRED_Valéria Lima 3Para comemorar o Dia do Macarrão, Junior Mattos do Kitchen Café preparou um prato especial. O Conchiglione recheado com mignon ao molho Marinara – molho de tomate com pedaços de tomates frescos, folhas de manjericão frescas e um pouco de pimenta do reino – é justamente sua sugestão. Ah, e em cima do prato vai uma muçarela de búfala levemente derretida. Já sua segunda indicação é o Spaghetti com camarão e brócolis ao pesto de manjericão, do Le Bon Café.

Convidamos também o estrelado Michelin, Elia Schramm para finalizar nossas dicas de onde comer macarrão no Rio. A frente de sete restaurantes na cidade, ele elegeu o Carbonara di Polpo – spaghetti nero, com polvo grelhado, pancetta, grana padano e gema de ovo capiria – do Posì como grande destaque. O prato é realmente delicioso e surpreendente. Já a dica de um restaurante que não seja seu foi o Agnolotti de javali cacio e pepe do Grado, sob comando de Nello Garaventa – “Esse prato traduz a simplicidade da cozinha italiana, com poucos ingredientes e com muito sabor”.

Gostou das sugestões? Então salva esse post! Se tiver alguma deixe nos comentários. Mangia che te fa bene!