Onde comer uma Parrillada em Montevidéu

Um dos programas obrigatórios para quem visita a capital uruguaia é degustar a culinária local. Por isso, comer um Parrillada em Montevidéu é uma parte importante na viagem. Apesar de encontrar o “churrasco uruguaio” em toda a cidade, o Mercado del Puerto é o endereço mais procurado pelos turistas para degustar o típico prato da gastronomia uruguaia.

Inaugurado em 1868, como um local que vendia frutas, verduras e carne; com o tempo o Mercado del Puerto foi se transformado no mais famoso centro gastronômico da capital uruguaia. Por isso é uma espécie de referência quando pensamos em onde comer uma Parrillada em Montevidéu. Ao longo dos corredores do prédio histórico existem diversos restaurantes que servem a comida e exibem (literalmente) as suas Parrillas.

parrilla-mercado-del-puerto

Os preços de uma forma geral são bem salgados, afinal estamos falando de um lugar turístico. Mas a experiência de comer uma Parrillada em Montevidéu em um dos pontos mais tradicionais da cidade compensa. Por isso mesmo, entre tantas opções do Mercado del Puerto escolhi o El Palenque. Na parte interna do restaurante, virado para dentro do mercado, de destaca a Parrilla com as carnes e vegetais sendo assados. Um salão na parte inferior e outro na parte exterior acomodam aqueles que não fazem questão de sentar no balcão (ou preferem essa opção para não ficar perto do calor do fogo), além de uma convidativa varanda na rua de pedestres lateral ao mercado.

No menu existem algumas opções, mas as estrelas são mesmo os assados na Parrilla. Apesar do preço alto, as porções são grande e podem ser facilmente divididas por duas pessoas. Ainda mais se você pedir entrada (sugiro que o faça) e sobremesa também.

restaurante-parrilla-montevideu

Mas não vá achando que você estará comendo o nosso churrasco. A Parrillada apesar de assada no fogo tem outro método de preparo. Apenas as brasas quando incandescentes são utilizada para assar as carnes  A madeira ou o carvão são queimados separadamente, em um recipiente isolado, evitando que o carbono e a fumaça interfira no gosto do alimento, esturricando as peças que estão sendo assadas. Além disso, como as carnes não são furadas pelos espetos, o sangue não escorre e fica conservado no interior das peças, agregando um outro paladar as carnes.

Nossa viagem para Montevidéu teve o apoio do hotel Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, do chip internacional Mysimtravel e do Ministério de Turismo do Uruguai.