Onde comprar artesanato em Fortaleza

Quando pensamos onde comprar artesanato em Fortaleza, a primeira resposta sempre será a famosa Feirinha Beira Mar, na praia de Meireles. Certamente esse é o endereço mais famoso para garantir aquela lembrança da viagem, mas além de ser altamente turística (por isso mais cara), não é a única opção de locais para achar artesanato em Fortaleza. O Centro de Turismo (EMCETUR) e o Mercado Central de Fortaleza podem parecer a priore turísticos também. E de fato são. Mas como são menos famosos que a feirinha da orla, acabam sendo uma opção melhor para encontrar preços mais justos.

Menor e com menos bancas de venda, o Centro de Turismo – EMCETUR – merece ser visitado não só pensando onde comprar artesanato em Fortaleza, mas também pela beleza e importância história do prédio. O centro de artesanato de Fortaleza funciona em uma edificação de 1866, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e que serviu como cadeia pública até o século XX. Por lá voc~e encontrará lojas que comercializam o melhor do artesanato em Fortaleza e da gastronomia cearenses, oferecidos sempre com o peculiar jeito cearense de receber. Além de se encantar e deliciar com os produtos, e também com a receptividade dos vendedores, a visita garantirá lindas fotos em um prédio com uma beleza e charme único, apesar da utilização como cadeia. Ao todo, são 105 lojas e dois quiosques, onde são vendidos diversos itens, de rendas de bilro e renascença a brinquedos de madeira, passando por cordéis, utensílios e objetos de decoração. Também é possível encontrar lá roupas de algodão cru, moda praia e produtos típicos da nossa gastronomia, tais como doces, castanhas, compotas, licores e cachaças.

centro-de-turismo-artesanato-em-fortaleza

A outra dica é o Mercado Central de Fortaleza. Em um complexo que inicialmente foi criado para o comércio de carne, fruta e verdura; desde 1931 os lojistas do mercado tiveram que mudar de ramo dando lugar aos boxes de artesanato, por conta da proibição da venda dos antigos produtos no mercado. Porém, o crescimento do local que atraia cada vez mais turistas fez com que fosse necessária uma reorganização. Foi quando em 1998 foi inaugurado o prédio que o Mercado Central de Fortaleza ocupa hoje, com uma infraestrutura melhor para receber a todos. Atualmente são mais de 500 boxes em 5 pavimentos, onde é possível encontrar artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas como mini-jangadas, bijuterias, jóias em ouro e artigos para decoração. Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas como cachaça, licores, castanha e doce de caju, também estão, à venda mercado; e restaurantes oferecem comidas típicas nordestinas.

mercado-central-de-fortaleza

Essas duas opções são ótimas para quem procurar comprar artesanato em Fortaleza e são também uma ótima oportunidade de conhecer mais a cultura e gastronomia cearense. Apesar de não ser passeios que a maioria dos turistas procura quando está na cidade, são ótimas opções para fugir um pouco do tradicional e entender melhor o destino que está visitando.

Nossa viagem foi a convite da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. A viagem contou com os apoios do Hotel Gran Marquise e do receptivo Ernanitur e organização do Blog Papo de Turista.