Como escolher onde ficar em Zakynthos?

Apesar da ilha não ser tão grande, o deslocamento em Zakynthos é um pouco demorado por conta do tipo de estradas, muito sinuosas e estreitas. Por isso, é preciso pensar bem onde ficar hospedado na ilha grega, podendo inclusive escolher mais de uma opção na mesma viagem. Foi isso que eu fiz, mas abaixo falo inclusive de outras opções além das duas que fiquei.

No meu caso queria conhecer a ilha como um todo. Sua parte mais histórica e central, perto do aeroporto, e também a parte das praias mais selvagens e isolada, ao lado da famosa Navagio Beach. Por isso optei por duas hospedagens no período que estive por lá. Mas a escolha vai variar muito conforme o estilo do viajante, e espero que essas dicas te ajudem a escolher a melhor opção para a sua viagem.

Para a parte mais agitada da ilha, com a maior quantidade de restaurantes e bares, além de mais opções de hotéis escolha o sul de Zakynthos. Nessa região duas partes se destacam: Laganas e Zakynthos. A primeira é considerada a parte mais agitada, com muitas boates em sua rua principal e por isso mesmo ideal para quem busca uma vida noturna mais agitada. Já a segunda é a parte histórica da cidade, onde está localizado o porto principal e onde se encontram opções de bares e restaurantes, também. Por isso, se você gosta de agito opte por Laganas, já se prefere local em que terá comércio e agito mais tranquilo fique com Zakynthos. As duas regiões são próximas, e entre elas está a parte que hoje recebe os hotéis mais modernos, normalmente utilizados por grupos de turistas.

Como queria nessa parte da viagem conhecer a ilha na sua essência, optei por ficar mesmo no centrinho antigo. É bom porque muita coisa pode ser feita a pé, é perto do aeroporto e de fácil acesso (como o voo chegava tarde isso foi importante) e com bom comércio no entorno. Porém, os hotéis dessa região são mais antigos e você não irá encontrar muito luxo. Se você busca uma viagem mais luxuosa, de uma forma geral, essa não é a ilha grega que você deve escolher.

Fiquei hospedado no Hotel Strada Marina, localizado na orla do porto e que aparentava ser a melhor opção por lá na busca que fiz na internet. Mesmo assim ele tinha apartamentos antigos, com pouco luxo, café da manhã bem fraco e de uma forma geral não oferecia muita coisa. Mas a localização valia a pena. A piscina no terraço (com piscina e bar) poderia ser um grande trunfo, já que a vista é uma das melhores partes dessa hospedagem, mas fecha cedo. Outro problema é que não tem estacionamento próprio, e o mais próximo é um pouco afastado. Como só ficamos duas noites por lá, deixamos a mala no hotel e fomos estacionar depois. Nesses dias fizemos muita coisa a pé ali por perto mesmo e quando saíamos de carro acabávamos passando o dia todo fora. Não foi a melhor estada na ilha, mas valeu pelo propósito de ficar no centro antigo.

hotel zakynthos 1

Para conhecer a famosa Navagio Beach, ou toda a parte mais selvagem do norte, ficar hospedado nessas regiões do sul é ruim por conta do tempo que se gasta para chegar até lá. Por isso, quando separamos os dias para conhecer essa parte de Zakynthos optamos em nos hospedar em Ag. Nikolaos, que é o porto mais próximo da famosa praia (leia mais a respeito sobre as praias clicando aqui). Dessa vez a hospedagem merece destaque. Localizado no alto de uma colina, o Aktipi é uma vila com infraestrutura de casa. O fato de não ter toda a estrutura de hotel fica em segundo plano pela vista deslumbrante, o espaço ótimo da casa e a piscina perfeita para um fim de tarde depois de passear pelas praias.

hotel zakynthos 2

Se estiver disposto a gastar um pouco mais e ter uma infraestrutura de hotel, nessa mesma região (bem ao lado do porto) tem o Nobelos Hotel. Não conheci as dependências do hotel, mas como fui jantar por lá, aliás dei essa dica nesse post, deu para perceber que é um estilo mais exclusivo e com cara de hotel. Vale a pena dar uma conferida na hora de escolher.

Então não esqueça, quando for escolher onde ficar em Zakynthos pense bem no estilo de viagem que você quer fazer e escolha a região mais adequada. A partir daí, procure as opções de hospedagem mas lembre-se que o melhor dessa ilha está fora dos quartos do hotel. Por isso mesmo a hospedagem será uma parte menos exigida na sua viagem.