Ópera de Berlim reabre e anuncia espetáculos para dezembro

A primeira casa de ópera de Berlim reabriu suas portas no dia 03 de outubro com “Cenas de Fausto, de Goethe”. Localizada na rua UnterdenLinden, no bairro de Mitte, a Staatsoper já anuncia grandes estreias de espetáculos para dezembro. Com isso, os visitantes e moradores da capital alemã voltam a ter mais essa opção cultural na cidade.

A StaatsoperUnterdenLinden foi a primeira casa de ópera de Berlim e continua sendo a principal construção teatral da cidade. Localizada no bairro histórico de Mitte, em frente à Universidade Humboldt e à Nova Casa da Guarda, o edifício foi erguido entre os anos de 1741 e 1743 conforme os projetos do arquiteto Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff, tornado-se a primeira casa de ópera pública da Alemanha e, em sua época, a maior ópera da Europa.

A reforma dos últimos anos teve como objetivo aumentar o tempo de reverberação da ópera em um segundo. De forma a manter a fachada externa inalterada, foi criada uma galeria de reverberação ao subir o deque do salão de concerto em quatro metros para aumentar a área interna. Com isso, o espaço se tornou uma das casas de óperas com a técnica de palco mais modernas, oferecendo uma acústica comparável às melhores do mundo.

Visitantes e moradores de Berlim já podem se programar para as grandes estreias ao longo de um amplo repertório, já que no dia 07 de dezembro, exatamente no 275° jubileu da casa, a ópera retoma suas atividades de exibição. Da nova programação, destacam-se, entre outras, a ópera “Tristão e Isolda”, de Wagner, que estreia em 11 de fevereiro de 2018, sob regência de Daniel Barenboim e direção de Dimitri Tcherniakov, assim como a apresentação da ópera “Macbeth”, de Verdi. Esse último espetáculo, também regido por Daniel Barenboim, é dirigido por Harry Kupfer. A primeira apresentação acontece em 17 de junho de 2018. Reserve seu hotel próximo à Ópera e aproveite para conhecer essa grande obra da arquitetura e cultura alemã.