Você sabe a origem do Hula, a dança havaiana?

Ao pensar em Havaí, logo vem à cabeça os tradicionais colares havaianos e a dança que utiliza movimentos ondulatórios dos braços e corpo. Mas você conhece a origem do Hula, a dança mais tradicional no Havaí? Durante séculos a dança foi muito mais que entretenimentos para os havaianos.

Nos tempos antigos, as pessoas não tinham linguagem escrita, dessa forma, a dança registrou importantes genealogias, desempenhou um papel nos ritos religiosos e reencenou batalhas, nascimentos reais e outros eventos importantes. E assim nasceu o Hula, celebrando a beleza da natureza.

Porém, os missionários cristãos que chegaram pela primeira vez ao Havaí em 1820 foram bem menos favoráveis à dança, alegando ser responsável por promover a lascívia. Como o cristianismo se espalhou por todas as ilhas, apresentações públicas do Hula cessaram, até o reinado do rei Kalākaua, apelidado de “Merrie Monarch” por causa de sua personalidade jovial. Ele orientou que a dança fosse uma parte importante de sua coroação em 1883.

Hoje, o Hula é realizado por todas as ilhas em casamentos, formaturas, captação de recursos, shows de hotéis, festas de aniversário e programas escolares. Festivais com hālau (escolas de Hula) de todo o estado atraem grandes multidões. Nomeado em homenagem ao rei Kalākaua, o Merrie Monarch Festival em Hilo é o evento de hula mais antigo e prestigiado do Havaí. Lançado em 1963, ele perpetua, preserva e promove a cultura havaiana e suas artes, incluindo a tão tradicional dança. Os participantes desfrutam de um desfile, feira de artes havaianas, entretenimento musical ao vivo e uma competição de dança que dura três dias.