Palácio Quitandinha celebra seus 75 anos

Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o Palácio Quitandinha comemora seus 75 anos com uma exposição fotográfica histórica. Em cartaz até o dia 31 de março no local, a exposição mostra registros históricos de todos os anos do local. A mostra faz uma breve narrativa, a partir da seleção de acervos fotográficos, para apresentar a trajetória, trançando uma linha cronológica, das imponentes e suntuosas estruturas palacianas, desde a construção do emblemático prédio até a chegada do Sesc RJ.

Inaugurado em 12 de fevereiro de 1944, o palácio foi idealizado para ser o maior hotel-cassino da América Latina. Com a proibição desse tipo de jogo em 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, o Quitandinha passou a funcionar apenas como hotel e a amargurar mais de 50 anos sem o brilho que desejava ter. Foi quando, em 2007, a parte administrativa do prédio, com exceção dos apartamentos, foi adquirida pelo Sesc RJ. A possibilidade de criar um polo cultural para a Região Serrana e dar visibilidade às manifestações artísticas locais foi o que mais chamou a atenção dos novos donos.

O renascimento do Palácio Quitandinha se deu para valer em 2008, quando as atividades relacionadas ao Sesc RJ começaram a acontecer. Desde então, o fluxo de artistas e visitantes passou a crescer com os mais diversos eventos sediados no local. Um dos mais lembrados é o Natal Quitandinha, evento de fim de ano que surgiu no palácio, mas que, em 2018, ganhou ares maiores em todo o estado do Rio de Janeiro. O Festival de Inverno do Sesc também é uma das festividades que mais atraem o público para o local, na procura por atividades e atrações musicais em meio ao período de frio na região serrana.

Exposição “Quitandinha 75 anos”

De terça à domingo, entre 9h30 e 17h

Consultar tarifa de visitação.