Pappa Jack: pizza artesanal em Copacabana

Adoro pizza e é sempre um prazer conhecer novas pizzarias no Rio. Estivemos no Pappa Jack recentemente para conhecer o local e alguns dos sabores das pizzas artesanais assadas em forno à lenha, a convite da casa. Fomos conhecer a filial de Copacabana, porém a pizzaria também possui loja na Barra e em breve abrirá uma loja no Leblon.

pappa jack ambienteO Pappa Jack é um tributo a Jack Le Grand, um brasileiro que dedicou sua vida às suas duas grandes paixões: música e cozinha. Há uma lenda que o carioca de ascendência italiana foi um dos grandes cantores de seu tempo, mas não conseguiu fazer da música seu ganha pão. Após uma longa temporada em terras europeias, Le Grand se apresentou em palcos cariocas juntamente com os maiores nomes da bossa nova. Com o coração nas panelas, Jack assumia a cozinha e elaborava os mais variados pratos com o melhor que conheceu nos quatro cantos do mundo, mas apesar de sua habilidade, ele nunca abriu seu próprio restaurante. Com o passar do tempo, os filhos de Jack Le Grand entenderam que era preciso manter vivo o legado de seu pai e fundaram o restaurante Pappa Jack para compartilhar as receitas inspiradoras que hoje são a base do menu da casa.

A filial de Copacabana está localizada no novo point gastronômico do bairro, na rua Raimundo Correa. O amplo salão permite que mesas grandes possam ser formadas, sem comprometer o conforto do ambiente, o que é excelente para confraternizações, aniversários ou reunir a família. Quem preferir, pode optar por alguma das mesas na área externa, em frente ao local. Dessa forma, o Pappa Jack traz para o carioca – e para o turista visitando a cidade – um ambiente agregador e ao mesmo tempo intimista, sem deixar de lado a outra paixão de Jack Le Grand, já que a casa oferece música ao vivo todos os dias (das 18h às 22h), sem cobrar couvert artístico.

O cardápio da casa é bem vasto e conta com petiscos, saladas, massas e risotos, carnes e peixes, além do almoço executivo servido durante a semana. Aos sábados e domingos, das 11h às 16h, é servida feijoada. Nesta nossa visita para conhecer as pizzas artesanais, fomos recebidos pelo dono, Alberto Chreem, que muito simpático e com uma taça de vinho a mão, nos fez algumas sugestões, apontando os carro-chefes da casa.

De entrada escolhemos uma porção de pastéis de queijo (6 unidades) e a Crostata, uma massa fina e crocante assada no forno à lenha, coberta com Alecrim, mas também disponível nos sabores Pesto e Parmesão. Além disso, pedimos a deliciosa Focaccia, um pão caseiro de massa leve e assado no forno à lenha, servida nos sabores Grana Padano, Alecrim e Alho fresco. A de Grana Padano estava tão gostosa, que repetimos, mas ficou a vontade de experimentar a de Alho fresco, que deixarei para a próxima vez.

entrada pappa jack

As redondas são preparadas com farinha italiana 00, com fermentação natural longa, que deixa a massa bem leve e crocante, ficando a critério do cliente escolher a massa tradicional ou integral. As pizzas são servidas em tamanho individual – mais ou menos o tamanho de um prato – ou em tamanho família para compartilhar, podendo escolher dois sabores. Escolhemos a massa tradicional para todos os sabores que experimentamos.

Cada um pediu um sabor individual para que pudéssemos provar um pouco de cada. A minha escolha ficou pela saborosa Peperonata que é servida com molho de tomate natural, orégano chileno, muçarela de cura especial, rodelas de pepperoni e gratinada com queijo parmesão. Na mesa foram pedidas também a de Grana Padano, servida com lâminas do queijo que dá nome à pizza e rúcula rasgada; a de Parma e Rúcula, coberta com rúcula, tomate cereja, azeite, parmesão e lâminas de presunto de Parma, após sair do forno; a Caprese com molho pesto zapa, muçarela de búfala e tomate; e a Quatro Formaggi, que além de muçarela de cura especial, leva Roquefort, Catupiry e salpicados de queijo parmesão.

Como toda boa pizzaria, o Pappa Jack também exibe em seu cardápio duas pizzas que levam o nome da casa. A saborosa Pappa Jack, além do molho de tomate natural e orégano chileno comum a todas, é coberta com muçarela de cura especial e linguiça calabresa artesanal, gratinada com queijo parmesão. Além dela, existe uma versão especial, a Pappa Premium que tem como ingredientes adicionais aos da Pappa Jack, pepperoni, pancetta e cebola roxa. Todas pizzas foram servidas quentinhas, crocantes e bem recheadas.

pizzas pappa jack

Ainda sobrou espaço para a sobremesa. Na ala das pizzas doces: Especialíssima di Nutella com creme de Nutella, amêndoas e pistache e a Delícia de Leite com camada de doce de leite argentino Havanna, amêndoas e gotas de chocolate branco. Mas quem quiser variar, existem outros tipos de sobremesa, além das redondas doces. Experimentamos por sugestão do Alberto, a especial Banana del Jack que é assada no forno à lenha, caramelizada com açúcar e canela, finalizada com chocolate e servida acompanhada de sorvete de canela. Outras duas sobremesas que experimentamos foram o Jack & Julia – sorvete de queijo com calda de goiabada cascão – e o Devaneio do Jack – sorvete de queijo com doce de leite Havanna derretido.

sobremesa pappa jack

Tudo estava delicioso, desde a entrada até a sobremesa. Saímos extremamente satisfeitos e aguardando pela nova filial do Leblon que deve abrir nos próximos meses. O Pappa Jack também possui sistema de delivery atendendo aos bairros de Copacabana, Botafogo, Ipanema, Leblon, Lagoa e Leme. Os pedidos podem ser feitos pelo próprio site da pizzaria, pelo iFood ou pelo aplicativo Pappa Jack Delivery, disponível para iOS e Android.

Endereço: Rua Raimundo Correa, 11 – Copacabana – Tel.: (21) 3005-1234

Foto ambiente – crédito Divulgação