Você sabe para que serve a taxa de turismo dos hotéis?

Quem nunca se perguntou ao se hospedar em algum hotel para que serve aquela taxa de turismo que é cobrada a parte? Para tirar as suas dúvidas conversamos com Altino Voltolini, presidente da Iguaçu CVB que esclareceu a utilização e importância dessa contribuição facultativa.

Todo turista que se hospeda na cidade, em hotéis associados ao Iguassu CVB, é convidado a contribuir com a taxa, uma prática mundial que reverte os valores em ações voltadas ao aumento do fluxo de visitantes e na melhoria dos serviços prestados. Em Foz do Iguaçu, o valor arrecado é revertido para ações do Iguassu CVB que nos últimos anos apresentam inúmeras vantagens para o setor. Em 2015, por exemplo, foram realizados 47 eventos em Foz do Iguaçu captados e apoiados pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau. Eles foram responsáveis por trazer mais de 54 mil pessoas para o destino. No mesmo ano, houve um crescimento de 183% nas capacitações de agentes de viagens e a participação em mais de 23 feiras e eventos voltados para a atração de turistas de lazer.  Já na comunicação, foram realizados 22 press trips – viagem de familiarização para jornalistas -, o que resultou em mais de R$3 milhões em exposição de mídia.

A contribuição, que é espontânea e facultativa, também traz benefício imediato para o turista, é o caso da assistência ambulatorial 24h (para patologias de baixa complexidade). Outro benefício é o investimento na melhoria do destino: “Nos últimos anos alcançamos um novo patamar no turismo do Destino Iguaçu.  Trabalhamos arduamente para melhoria da infraestrutura hoteleira, através do esforço de empresários, melhorias estruturais, tais como a reforma do aeroporto e revitalização da Ponte da Amizade, ações diretamente ligadas ao trabalho da Gestão Integrada do Turismo”, destacou Altino.