Semana agitada com a parada LGBT de Nova York

Até domingo, dia que ocorre a Parada LGBT de Nova York, a cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos terá uma série de eventos em comemoração ao orgulho gay. Com mais de 2 milhões de participantes no ano passado, os eventos prometem agradar diferentes públicos.

Hoje (a partir das 19h30) o programa é bem familiar, com o Family Movie Night. O evento que acontece no Pier 45 do Hudson River Park é um grande piquenique a céu aberto onde as famílias LGBT levam seus filhos para curtir o clima do verão nova-iorquino e assistir ao filme “O Rei Leão”, com sessão gratuita às 20h45. Já amanhã (21/06 – 18h) será a vez de se reunir no Capitale para a noite que celebra líderes da arte, política e dos negócios que apoiam a causa gay. O Village Voice Pride Awards será apresentado por Alan Cumming.

Mas a programação começa a pegar fogo mesmo a partir de sexta. No dia 23/06, a partir das 16h, o Taj Il Lounge recebe o Moxie. A festa voltada exclusivamente para o público feminino terá performances das DJs Mary Mac e Susan Levine, além da participação especial da cantora indicada ao Grammy Mary Lambert. Outra festa na sexta (a partir das 23h) será a Fantasy. Inspirada no “Men at Work”, a festa que contará com os DJs Ralphi Rosario e Eddie Martinez, dá início ao final de semana da NYC Pride. Um pouco mais cedo, às 17h30, começa o primeiro dia da Pride Island, no Píer 26 do Hudson River Park. DJ Lina, Deborah Cox e a “Madrinha do Soul” Patti LaBelle se apresentarão nesse primeiro dia do evento de experiência culturais da semana da Parada LGBT de Nova York.

O segundo dia do Pride Island, no sábado (24/06) terá performances ao vivo de “Closer”, de Tegan e Sara e “King”, de Years & Years, além das apresentações de Róisín Murphy, Gallant, Dimitri From Paris e Occupy The Disco; a partir das 14h. Nesse dia acontece a famosa VIP Rooftop Party, às 14h no Hudson Terrace. Nesse ano as atrações são os DJs Alex Acosta, GSP e Hannah. As mulheres ganham novamente um evento exclusivo – Teaze, às 16h no The DL, com as participações das DJs Taryn Manning (estrela da série exibida pela Netflix, Orange is the New Black) e Tatiana. Ainda, nesse dia acontecerá a primeira edição do Youth Pride, experiência gratuita destinada aos adolescentes LGBT que inclui entretenimento, jogos interativos e outras atividades.

No domingo (25/06), a lendária Dance on the Pier, no último dia do Pride Island, contará com as performances de house music dos DJs Scott Martin e Cindel, seguidas pelas apresentações de DJ duo, Chus & Cebellos. A vencedora do Grammy, Nelly Furtado, comandará a festa de encerramento. Às 11h começa o tradicional PrideFest, um festival que atrai milhares de visitantes, famílias, comerciantes locais e líderes comunitários. A cantora country LeAnn Rimes animará este evento gratuito. Mas o grande destaque é mesmo a NYC Pride March, às 12h com formação na 36th Street e 5th Avenue. A 48ª edição da caminhada LGBT mais famosa do mundo será guiada por grandes nomes e movimentos sociais, entre eles a União Americana de Liberdade Civil, Brooke Guinan, Krishna Stone e Geng Le.