Parque Kennedy: mais uma praça com nome de parque

Uma coisa comum que notei em Lima é que os parques não são tão grandes quanto os famosos parques ao redor do mundo, são grandes praças – muito bem cuidadas por sinal – que recebem o nome de parque. Já falei do Parque do Amor aqui e agora vou contar um pouco do que eu vi no Parque Kennedy.

IMG_4429Parque Central de Miraflores que data de 1900 foi dividido na década de 40 em dois parques: Parque 7 de Junio e o Parque Kennedy, que hoje se uniram em um só, o Parque Kennedy, ocupando 22.000m². O parque possui três entradas principais: uma pelo Óvalo de Miraflores, uma área oval; outra em frente ao Palácio Municipal; e a terceira – pela qual cheguei – na esquina da Av. Diagonal com Calle Schell. Como já dá para inferir o nome do Parque foi em homenagem ao ex-presidente americano John F. Kennedy, cujo busto se encontra bem no meio do parque.

Em volta do parque está a Igreja da Virgem Milagrosa (Iglesia de la Virgen Milagrosa) que foi construída em 1939 no local onde ficava a Igreja de São Miguel de Miraflores, hoje extinta. Obra do arquiteto Ricardo de Jaxa Malachowski, apresenta em seus muros laterais vitrais que relatam cenas dos milagres de Jesus. Ao lado se encontra o Palácio Municipal, uma espécie de sub-prefeitura do bairro de Miraflores, que abriga a sala de arte Luis Miró Quesada Garland, arquiteto do prédio.

catedralpalacio

Em frente à igreja está o Paseo de los Pintores, onde podemos ver muitos artistas expondo suas obras, em sua maior parte pinturas. O parque em si é bem arborizado, bem cuidado e quando estive lá em abril de 2014 estava bem florido. Muitas famílias caminham com seus filhos pelo parque.

parque

IMG_6142Na área também tem muitos restaurantes e lanchonetes. A Calle de las Pizzas, famosa por seu piso fazendo alusão a um tapete vermelho abriga vários restaurantes – não só de pizzas – para os turistas.

Mas foi ali bem perto que eu fui comer, segundo dica de um amigo, a melhor batata frita de Lima, na Sanguchería La Lucha.

IMG_8770

Se você não quiser sentar, apenas pedir um sanduíche no balcão para comer em frente, sentado em um dos bancos do Parque Kennedy é possível. Mas acabei optando por sentar e pedir um hambúrguer enquanto provava a famosa cerveja Cusqueña. O sanduíche vem acompanhado de batata frita que é muito boa realmente, mas não sei se a melhor que já comi.

lalucha

mapakennedyO clima na lanchonete é bem descontraído, decoração básica, com quadros negros desenhados ilustrando as paredes. O serviço é bom, porém meio corrido. Não é um local para sentar e ficar horas de papo, o pessoal senta, come e vai embora. Vale a pena provar, porque é uma das lanchonetes mais tradicionais de Lima.