Patinete Elétrico para conhecer o Rio de Janeiro

Desde o dia 03 de dezembro, o Rio de Janeiro já pode ser explorado de uma forma diferente. A Tembici com o patrocínio da Petrobras Distribuidora, lançou seu serviço de patinetes elétricos, chamado de PATINETE PETROBRAS. A perspectiva é que o projeto alcance 500 modelos colocados até janeiro nas ruas cariocas.

Os patinetes funcionarão inicialmente com sistema de estações, devendo ser retirados e devolvidos em pontos específicos. O fato de ser elétrico e sua extrema agilidade trazem uma opção para pessoas que querem se locomover de forma mais rápida, sem a necessidade de esforço físico. Os patinetes da Tembici possuem diversos diferenciais, como o display com velocidade, guidão mais largo e prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários, e os patinetes são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro à disco.

As instalações das estações e a inclusão de patinetes no sistema acontecerá de forma gradativa. Já estão em operação 100 patinetes que podem ser retirados e devolvidos em uma das 5 estações. Até o dia 15 de dezembro, serão 150 patinetes em 10 estações. Para o início do ano, 300 patinetes estarão disponíveis em 20 estações. A previsão é que a frota completa de 500 patinetes em 25 estações, já esteja operando até o final de janeiro. Os pontos estão localizados na orla, do Leme ao Leblon, além do entorno da Lagoa. Algumas estações estarão nas ruas e outras serão nos Postos Petrobras.

A Tembici se preocupou em educar os usuários a fazer um bom uso do patinete e conduzir com segurança, por isso durante os três primeiros meses contará com 60 promotores que ficarão nas estações instruindo cada usuário de como usar o sistema. Além disso, o aplicativo terá um tutorial de uso e serão feitas campanhas nas redes sociais reforçando segurança e responsabilidade. É recomendado o uso do capacete, disponíveis nas estações; não é recomendável dirigir com mochilas e bolsas no guidão; usar o celular só quando o patinete estiver parado; somente uma pessoa pode usar o patinete elétrico por vez, tendo que ser maior de 18 anos.