Paulista Cultural: roteiro pelos museus de São Paulo

No próximo domingo, dia 11 de março, seis grandes instituições culturais sediadas na Avenida Paulista se unem pela primeira vez para oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas voltadas à cultura com preços promocionais. São atividades ligadas ao teatro, à música, às artes plásticas e visuais, à dança, entre outras.

Inspirada no “Museum Mile”, que anualmente congrega os museus da 5ª Avenida, em Nova York, a primeira edição da Paulista Cultural promove o intercâmbio e uma parceria inédita entre os principais espaços culturais da avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo MASP. Além de estimular a visitação, a iniciativa oferece ao público a possibilidade de construir o seu próprio roteiro cultural.

A  partir das 10h, cada uma das seis instituições, além da programação em cartaz, abrigará atividades de outra, visando proporcionar uma integração e imersão cultural ao longo de quase 3km de asfalto, aberto ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. Localizado ao lado de um jardim projetado por Roberto Burle Marx, o Espaço Café do Centro Cultural Fiesp recebe a apresentação de contos japoneses da JAPAN HOUSE São Paulo. A técnica do Kamishibai ilustra suas passagens por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais.

O Instituto Moreira Salles leva para a Casa das Rosas a “Sericleta”, uma unidade móvel de impressão em serigrafia, idealizada especialmente para a produção de materiais gráficos. O público é convidado a participar da ação como observador, interlocutor e impressor das peças gráficas, experimentando da mágica da impressão manual. No térreo do IMS, a JAPAN HOUSE São Paulo será representada pelo duo contemporâneo de Shamisen e Taiko em uma programação paralela.

O Aulão da Batekoo é uma ação do MASP, que nasceu para incentivar as pessoas a explorarem suas habilidades corporais por meio da dança. No Itaú Cultural, os professores trabalharão com movimentos de danças pertencentes aos ritmos do Passinho, Dancehall, Afrohouse & Kuduro, Funk e Twerk. As atividades serão realizadas em três turmas. O MASP também se rende à técnica tradicional de embrulho do Furoshiki, muito utilizada para embalar presentes e transportar objetos. A atividade é um intercâmbio com a JAPAN HOUSE São Paulo. Um domingo cheio de cultura para quem estiver em São Paulo.