4 regiões praianas no litoral norte do Espírito Santo

Para quem planeja conhecer o litoral norte capixaba, vale incluir em seu roteiro as praias da Região Turística do Verde e das Águas. Os encantos da Região Turística vão desde as lindas praias e dunas do Parque Estadual de Itaúnas, passando pela Ilha de Guriri, em São Mateus, além de Regência em Linhares e Coqueiral, em Aracruz.

Reunimos cinco praias no Espírito Santo para conhecer a partir do extremo norte do Estado, começando pela cidade de Conceição da Barra, cujo litoral possui praias urbanas agitadas ou semi desertas. Eleita a segunda mais bela praia do Brasil em 2008, a Praia do Riacho Doce fica a 16 km da Vila de Itaúnas e faz divisa com a Bahia. Dali é fácil chegar a Itaúnas e suas praias de mar aberto que fazem parte do Parque Estadual de Itaúnas. No centro da cidade, está a Praia da Barra com águas mornas e pequenas piscinas formadas pela maré. Quiosques em meios aos coqueiros dão ainda mais charme ao local. A Praia do Farol é outra opção, localizada próxima à foz do Rio Cricaré, possui areia fina e águas que mudam repentinamente de temperatura devido à proximidade com a água doce.

Rumo a São Mateus, no litoral mateense encontra-se a Ilha de Guriri, uns dos lugares mais frequentados na cidade durante o verão. Na maré baixa é possível se banhar nas águas calmas do balneário e desfrutar do clima aconchegante do local. A Praia de Barra Nova, na foz do rio Mariricu, é outro lugar que vale a visita, um lugar equipado para receber turistas com pousadas e restaurantes. Nela é possível se banhar nas águas calmas e apreciar a beleza do local. Já na praia de Urussuquara, na divisa entre as cidades de São Mateus e Linhares, as águas azuis impressionam e ainda apresenta condições marítimas ideais para prática de esportes náuticos.

Na região das famosas lagoas de Linhares, o destaque é para a Juparanã e Nova. A Lagoa Juparanã é a maior lagoa em volume de água do Brasil, e a segunda em extensão, é ideal para esportes náuticos ou para curtir um dia tranquilo. Já a Lagoa Nova possui águas transparentes, ideal para pesca e passeios. O município também possui praias que são de tirar o fôlego, como a Praia Barra Seca, primeira praia de nudismo do Espírito Santo, e uma das poucas do Brasil. Já no Balneário do Pontal do Ipiranga, as praias são de águas mornas e preservadas.

O último município litorâneo da Região Turística do Verde e das Águas é Aracruz, que abriga praias incríveis, ideal para passeio em família, em casal ou até sozinho. Começando pela Praia da Barra do Sahy, com areia grossa e formação rochosa, em formato de enseada e com exuberantes castanheiras. Com estrutura, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas durante o verão. Seguindo para a Praia de Coqueiral, as águas calmas e rasas de temperatura morna e límpida, é ideal para crianças e idosos. A vegetação predominante de coqueiros chama atenção dos visitantes.

A Praia de Santa Cruz, de águas claras e formações rochosas, fica dentro da bucólica Vila de Santa Cruz e é o local ideal para quem procura tranquilidade. A próxima parada é a Praia Formosa, que se destaca, por suas areias amareladas e finas, águas rasas e tranquilas excelentes para banhistas e pescadores. Muito procurada no verão, a Praia dos Padres é repleta de bons restaurantes, apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-se boa para a prática de esportes aquáticos como o surf, além das áreas para a prática de esporte em terra. Explorando o litoral norte capixaba seguindo este roteiro de praias no Espírito Santo, será difícil não aproveitar o verão.