Uma viagem gourmet pela Europa

Comer o prato típico de cada destino faz parte, ou pelo menos deveria, da viagem de qualquer turista. Mas nem sempre as pessoas sabem qual prato aquela região tem como tradicional, ou até mesmo que determinado prato é daquele lugar. Quer um exemplo? Damos cinco para que você anote e prove em uma futura oportunidade.

Se o seu destino for a Dinamarca você não pode deixar de provar o smorrebrod. Se o nome é complicado, a receita é das mais simples: sanduíche aberto de pão de centeio que pode ser recheado com variados ingredientes, como salmão ou carne de porco. Os chefs desse país estão constantemente criando novas combinações de recheios, tanto que o prato ganhou um aplicativo onde é possível acessar os melhores lugares para degustá-lo.

smorrebord dinamarca

Nos restaurantes da Noruega a dica é provar a carne de animais exóticos. É comum encontrar opções como carne de rena (que faz parte do cardápio do povo indígena do norte do país, os Sami), carne de cervo, que pode ser servida fresca, defumada, curada ou seca, e a carne de Tetraz, uma ave típica da região que tem gosto mais intenso do que a carne de galinha.

carnes exóticas da noruega

A terceira dica é um prato comum, mas o que pouca gente sabe é a origem do Crêpe Suzette. No final do século XIX, o Príncipe de Gales era um visitante frequente de Mônaco. Durante um almoço no Café Paris, o chef Carpentier preparava panquecas com licor quando, sem querer, os ingredientes da panela começaram a pegar fogo e flambar. Encantando com o espetáculo o príncipe sugeriu o nome Suzette, que era o da dama que o acompanhava na refeição. A sobremesa hoje é servida em todo o mundo, mas prová-la no Principado é uma atração a parte.

crepe suzette

Se for para a região da Floresta Negra na Alemanha, não deixe de provar a torta que leva o nome da região. Ao contrário das versões brasileiras, as cerejas Ginja e o licor de cerejas que a massa leva dixam o sabor especial, fora o creme chantilly que é mais leve. Provar o doce que foi inspirado na roupa de festa das mulheres da região é totalmente diferente se for nas cidades alemãs.

z trota floresta negra

Capri é uma ilha paradisíaca na Itália, e o calor intenso por lá sugere uma refeição leve. Por isso, nada melhor do que comer uma saladinha leve depois de curtir o mar de coloração azul incrível. A famosa salada caprese é servida com tomates gigantes, queijo branco e molho pesto. Uma refeição leve que deixará seu corpo preparado para aguentar o calor do restante do dia e que faz parte do cardápio dos restaurantes próximos ao porto que recebe os turistas que vão visitar o local.

salada caprese