Prazos de validade do passaporte exigidos por diferentes países

Uma preocupação que todos os viajantes têm em comum é a validade do passaporte. Porém, essa validade pode ser mais preocupante do que apenas a data em que ele irá expirar, dependendo do destino da viagem. Pensando em evitar possíveis transtornos de entrada em determinado país, reunimos informações sobre as regras para a validade do passaporte brasileiros em alguns países.

Para evitar de comprar as passagens e na última hora descobrir que o prazo de validade do seu passaporte não será aceito naquele país. Ou ainda mais grave, descobrir isso quando chegar na imigração do seu destino, é preciso se atentar para a validade do passaporte brasileiro. Dependendo do país, a maneira de contabilizar o prazo de validade do passaporte pode variar. Lembrando que esses prazos de validade são relativos à data de vencimento do passaporte e não à data de expedição do mesmo.

Enquanto uns contam o prazo a partir da data de entrada do turista, outros o contabilizam a partir da data de saída, ou então só se preocupam com a validade para o período de duração da viagem. Além disso, se para alguns o passaporte precisa ter 3 meses extras de validade, para outros, o mínimo são 6 meses. Confira a relação abaixo:

Países em que os passaportes precisam estar válidos durante o período de viagem

Estados Unidos – A partir do momento em que o Brasil começou a fazer parte do “Six Month Club”, para entrar nos EUA os viajantes brasileiros só precisam que seus passaportes estejam válidos durante todo o período da viagem, sem prazo “extra” de validade.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, um mês a partir da data de saída do país

África do Sul.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, três meses a partir da data de saída do país

Nova Zelândia, Panamá, Azerbaijão e os países da União Européia signatários do Acordo de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país

Austrália, Canadá*, China, Índia, Japão, Marrocos, México**, República Dominicana****, Rússia, Tailândia, Turquia e Vietnã. O mesmo se aplica para Irlanda e Reino Unido*** que apesar de fazerem parte da União Européia, não assinaram o Tratado de Schengen.

No caso do Canadá, entramos em contato com o Consulado Geral em novembro de 2016, que nos passou a informação de que a validade do passaporte deverá cobrir o período total de permanência no Canadá + 1 mês.

** Nosso leitor David, entrou em contato com o Consulado do México em julho de 2017 e nos passou a informação de que para ingressar no México não é exigida uma validade de 180 dias no passaporte, apenas que esteja vigente durante sua estancia no país.

*** Nossa leitora Mariah nos informou que para o Reino Unido, o passaporte deve estar válido durante o período da viagem, segundo mostra o site.

**** Nosso leitor Sergio entrou em contato com o consulado da República Dominicana em São Paulo, que informou que cidadão brasileiro, como turista, não precisa de visto, apenas de Passaporte com vigência mínima de 4 meses e Tarjeta de turismo (USD 10,00), cuja compra pode ser feita na hora do desembarque no país. Por enquanto, a vacina da febre amarela não está sendo exigida. A Carteira Internacional de Vacinação emitida pela Anvisa com a Febre Amarela somente é uma recomendação. O passaporte precisa estar vigente durante a estadia e saída do país. Verificar data de saída da República Dominicana e a data de expiração do passaporte.

Países da América do Sul

Os brasileiros normalmente não precisam se preocupar, pois a maioria dos países sul-americanos não exige passaporte dos turistas brasileiros, apenas o documento de identidade. No entanto, deve-se ficar atento com as outras exigências, como a comprovação da vacina de febre amarela, por exemplo.

Vale ressaltar que essas regras se aplicam somente para viagens com objetivo turístico. Para viagens de negócios, estudos ou outras finalidades, a exigência de validade do passaporte costuma ser outra. Nesse caso, importante verificar o site do consulado do seu destino. Para qualquer informação sobre regras e obtenção de vistos, envie um e-mail para: maiorviagem@visafactory.com.br

Para não depender de wi-fi na sua viagem, compre o chip do Mysimtravel e tenha internet de qualidade no seu celular para registrar e compartilhar todos os momentos de sua próxima viagem.

Levando em conta a data desta matéria e diante de tantas especificidades, o melhor a fazer é renovar o seu passaporte faltando pelo menos 7 meses para a sua expiração. Assim, caso haja alguma mudança nas regras, não haverá risco algum de perder a tão desejada e planejada viagem dos sonhos.

Seu passaporte está fora da validade, então leia como é fácil renovar o passaporte brasileiro.

Já escolheu o destino da sua viagem? Então reserve seu hotel pelo link Booking.com ou pela caixa de pesquisa na aba lateral do site. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem no ar.

Leia mais:

Confira a lista de países onde brasileiros não precisam de visto para entrar

Entenda os vistos e descomplique sua viagem

Turistas de quatro países terão acesso ao Brasil facilitado com visto eletrônico