Os programas imperdíveis em Melbourne

Segunda área urbana mais populosa da Austrália, Melbourne é a capital do estado de Vitória. Um dos principais centros financeiros do país, importante centro internacional de artes cênicas a visuais e reconhecida pela Unesco como Cidade da Literatura, o destino possui diversos atrativos. Por isso, listamos abaixo os programas imperdíveis em Melbourne, segundo o Turismo da Austrália, para quem estiver planejando uma viagem para lá.

A área histórico de Melbourne é imperdível. Passe algumas horas explorando as belas galerias da cidade, as ruas exclusivas, ecléticas e aprecie o grafite que faz parte da paisagem. Visite o Museu de Melbourne e o Royal Exhibition Building, que é patrimônio da humanidade. Admire os pontos turísticos vitorianos como a Catedral de St Patrick, a Catedral de St Paul e a Estação Flinders Street, e descubra a arquitetura art decô no belo Manchester Unity Building. Depois, faça um agradável passeio de bonde até o bairro boêmio de St Kilda e curta a música ao vivo no Espy. Outro passeio característico é o Queen Victoria Market, onde você encontrará produtos frescos e roupas. Peque o bonde até o South Melbourne Market e prove petiscos nesse local histórico. Para comprar antiguidades e artigos vintage a bons preços, pegue um trem cedo até Sunday Camberwell Market, 10 quilômetros a leste de CBD.

A parte cultural da cidade é um marco. A The National Gallery of Victoria é um dos centros culturais mais importante de Melbourne, com exibições de arte australiana e internacional. Em Bullen, conheça o Heide Museum of Modern Art para ter informações sobre o famoso Heide Circle. Visite o Australian Centre for the Moving Image para mergulhar no mundo do cinema e da televisão. Há ainda muitas galerias e esculturas em parques para descobrir. Aliás, os parques são outra grande atração da cidade. Corra, pedale, caminhe ou só relaxe nas impressionantes áreas verdes de Melbourne. Aproveite a pista para caminhadas que cerca o Royal Botanic Gardens e Kings Domain às margens do Rio Yarra, com vista para o Palácio do Governo. No Royal Park visite o Zoológico de Melbourne. E faça um piquenique no Fitzroy Gardens, no CBD, depois de visitar o Captain Cook’s Cottage.

Na parte gastronômica, um dos destaques da cidade é o Attica, um dos 50 melhores restaurantes do mundo. Mas há opções para todos os gostos, como o Estelle Bar and Kitchen ou o Donovan’s, com vista para o mar. O MoVida serve tapas em uma rua descolada, repleta de grafites, e ainda tem o menu grego do Press Room. Você pode escolher entre deliciosos hambúrgueres no Barney Allen’s ou provar a pizza do Mr. Wolf quando for a região de St. Kilda. Para curtir os melhores drinks da cidade o endereço é Black Pearl, na Brunswick Street. Mas se você gosta de vinho preciso conhecer a Bellota, em South Melbourne, ou o Cumulus Up, na Flinders Lane.

E se você gosta de vinho, um passeio imperdível é a chance de degustar vinhos renomados, queijos artesanais e chocolate artesanal no Yarra Valley, a uma hora e meia de carro na direção leste. Ainda fora da cidade, abrace coalas no Santuário Healesville ou siga para a Cordilheira Dandenong para conhecer vilas bonitas e florestas imensas. A uma hora e meia na direção leste está a incrível Península Bellarine.

E você já conhece Melbourne? Tem alguma dica a mais? Coloque nos comentários para que todo mundo possa ler. Já se você estiver planejando sua viagem para lá, reserve seu hotel e compre seu chip internacional através desses links. Você não paga nada mais por isso, tem sua viagem facilitada e ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado.