Atentados em Paris fazem companhias aéreas aceitarem mudanças de passagem sem custos

Desde a última sexta (13/11) quando Paris foi alvo de uma série de atentados terroristas muitos viajantes se preocuparam com viagens marcadas de ida ou volta da cidade luz. Os recentes acontecimentos, inclusive o aumento da vigilância causado pelo estado de emergência decretado na França, tem assustado alguns passageiros que preferem adiar seus planos. O Maior Viagem entrou em contato com as companhias aéreas e verificou que as mudanças serão sem custo para o cliente.

As duas principais companhias que fazem ligação do Brasil com a França se pronunciaram a respeito e flexibilizaram as regras das mudanças de datas. A Air France anunciou por comunicado oficial enviado a nossa redação que, apesar de todos os voos estarem mantidos, o viajante que estiver com voo programado até o próximo domingo (22/11) poderá adiar a viagem até o dia 15 de dezembro sem custo adicional na mesma classe. A TAM avisou por e-mail que quem tiver passagem até o dia 30 de novembro, indo ou vindo de Paris, poderá antecipar ou postergar a data da viagem na mesma classe de serviço por até 15 dias após a data original do voo, sem cobrança de multa.

A companhia aérea brasileira anunciou ainda que desde que o bilhete esteja válido o cliente poderá solicitar o reembolso da passagem sem nenhum custo. Na empresa francesa, em caso de cancelamento da viagem, as condições de reembolso seguirão as regras da tarifa paga.

Ambas empresas destacaram que continuam em constante contato com as autoridades locais e que alguns transtornos podem ser causados em virtude do aumento da segurança dos voos que tem como origem ou destino Paris. Ressaltam que sempre tiveram a preocupação com a segurança de seus passageiros e que tais medidas estão sendo tomadas pelas autoridades francesas, principalmente nos aeroportos de lá. Por fim, aconselham que quem estiver com viagem marcada e for embarcar que se certifique de forma antecipada através dos canais de comunicação com as empresas sobre informações atualizadas em tempo real do voo.

Nenhuma das duas empresas quis se pronunciar sobre números de cancelamentos ou trocas de passagem e não informaram se as datas limites para essas condições especiais podem ser prorrogadas.