Restaurante Armazém GD: Uma descoberta no centro do Rio

Uma visita ao centro do Rio de Janeiro sempre rende descobertas interessantes. E andando pela Gonçalves Dias, uma das ruas mais tradicionais do bairro, muita gente presta atenção na famosa Confeitaria Colombo. Mas quem tiver os olhos mais atentos, ou o ouvido apurado nos dias em que músicos se apresentam na entrada, descobrirá logo em frente um sobrado reformado que abriga o Restaurante Armanzém GD.

O endereço – Rua Gonçalves Dias, 39 – é famoso, afinal já abrigou a Perfumaria Carneiro. No sobrado de três andares o antigo empreendimento familiar deu espaço a um novo negócio da mesma família. Mas o restaurante ainda guarda lembranças daquela época, como o revestimento cru das paredes em tijolos da época da construção e o painel de Pinha de Riga, madeira que era utilizada originalmente na sustentação dos andares, pintado pela artista plástica Ana Torem com imagem antiga da entrada da Baía de Guanabara. Completando a decoração, quadros pintados pela artista com imagens antigas do Rio e mapas que mostram parte da história carioca. Tudo isso torna o ambiente do Armazém GD único, um verdadeiro passeio pelo Rio antigo, e para completar ainda apresenta uma gastronomia boa com porções fartas e música ambiente de boa qualidade.

No menu um gostinho de comida caseira, misturando clássicos da gastronomia carioca com pratos desenvolvidos pela casa (destaque para massas e risotos), transformando a experiência no restaurante ainda mais agradável. De entrada uma lista de petiscos clássicos nas mesas e restaurantes do Rio, com destaque para o Trio de Antepastos (caponata, azeitonas e batata) e as porções de pastel de queijo e camarão que provamos. Vale ressaltar que os pastéis chegam a mesa sequinhos, com massa crocante e muito bem recheados. Para o prato principal a variedade é grande, desde saladas para quem prefere uma opção mais light, até risotos e massas e carnes e peixes que podem ser pedidos nos pratos já sugeridos pelo restaurante ou na versão grelhado com dois acompanhamentos a escolha. Experimentei o Tagliatelle do Teófilo, um dos mais pedidos na casa, que é servido com pedaços de cordeiro e molho funghi (muito bom!). Para finalizar um menu de sobremesas com tortinhas pequenas, mas muito bem feitos. Comi o bem-casado de damasco (fofo, bem recheado e saboroso), mas confesso que fiquei de olho também na tortinha de limão que pareceu apetitosa.

armazem-gd-comidas

Uma ótima descoberta no centro do Rio que conheci graças ao convite do restaurante, mas que indico para quem trabalha por ali ou está na região para conhecer os prédios históricos. Na próxima ida a Rua Gonçalves Dias lembre-se de olhar para o outro lado da Confeitaria Colombo e se surpreender com esse casarão simpático e restaurante agradável. E o melhor, com um excelente custo x benefício.

Armazém GD

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 39 – Centro

Telefone: (21) 2507 9004

Horário de funcionamento: Segunda a quarta (11h30 às 19h) e quinta e sexta (11h30 às 20h)