Comida Tailandesa com influência caiçara nos Jardins

Quem vai ao Marakuthai sugestionado pelo nome e espera encontrar a tradicional comida tailandesa vai se surpreender com toques caiçaras no menu. Quem vai ao restaurante esperando apenas experiência gastronômica vai se surpreender com o ambiente descolado e aconchegante. Foi tudo isso, e um pouco mais, que pudemos conhecer quando fomos convidados para a unidade Jardins, localizada na Alameda Itu.

marakuthai entrada

A fachada cheia de trepadeiras em sua parede esconde um restaurante que não pretende chamar a atenção com letreiro enorme na porta. Nem precisa, o ambiente e a culinária são o grande chamariz do local que certamente atrai muitos frequentadores pela fama construída através de indicações. A decoração com peças de brechó se mistura com o mobiliário da casa, cuidadosamente escolhido para colorir e dar conforto aos clientes, e deixa o restaurante com um clima de casa, onde se reúne os amigos para provar boa comida e bebida. marakuthai ambiente

E nesses pontos o Marakuthai também tem muito a oferecer. O cardápio preparado pela Chef Renata Vanzetto é originado das entradas com influência da cozinha tailandesa que ela já preparava com apenas 13 anos no restaurante da família, em Ilhabela. O toque da Renata está presente em receitas que lembram a tradicional comida thai, mas com detalhes contemporâneos que deixam a experiência ainda mais saborosa. Tudo isso acompanhado de uma carta de drinks também com influência tailandesa, deixando a refeição ainda mais especial.

Como era de se esperar, pelo histórico da chef, as entradas já merecem destaque. Difícil escolher entre os bolinhos de camarão ou cordeiro, as saladas ou a panelinha de cogumelos e tirinhas de carne. Apostamos no Tak Tak – bolinho de cordeiro e batata doce com molho de hortelã – e não nos arrependemos. Uma delícia!

marakuthai entrada

Apesar de opções de pratos, principalmente de peixes e frutos do mar graças a influência de Ilhabela na vida da chef, são as famosas cumbuquinhas que fizeram o nome do restaurante. As tirinhas de filé mignon, frango ou avestruz, frutos do mar no leite de coco ou com molho de pimenta e mel, peixe ao molho picante de curry ou camarões acebolados com rodelas de banana passadas no coco ralado são as opções. Escolhemos o Kampuchea – Tiras de filé mignon em molho levemente picante e adocicado de curry vermelho, com arroz de jasmim e farofa de banana – e o Avestruz, que como o próprio nome diz são tiras de avestruz mal passadas no molho de shitake e shoyo, acompanhadas de arroz jasmim e farofa de castanha. Para acompanhar pedimos o Marakuthai, drink que leva o nome da casa (suco de tangerina, abacaxi, gin, gengibre e capim santo) e o Roseira (vodka, xarope de rosas, suco de abacaxi e pétalas de rosa).

marakuthai pratos

Para fechar a noite, ficamos balançados entre o brigadeiro da vovó e a taça de sorvete com calda de nutella, pedaços de Ferrero Rocher e amêndoas, mas acabamos optando pela última opção. Mas certamente voltaremos para provar o brigadeiro ou outra das opções de sobremesa.

marakuthai sobremesa

A casa oferece ainda almoço executivo de terça a sexta e um menu degustação (servido somente segunda, terça e quarta) inspirado nas férias que a chef passou na Bahia que inclui bolinho de peixe, queijo coalho com mel, mini bobó de camarão, caldeirada de peixe, sorvete de tapioca com calda de brigadeiro e duas taças de vinho. Já deu pra ver que motivos para voltar não nos faltam, e você está esperando o que para conhecer?

Marakuthai São Paulo

Alameda Itu, 1618

Telefones: (11) 3062-7556 / 3061-1015