Tem boi na esquina: Conhecendo o restaurante Maria e o Boi

Quem passa pela movimentada esquina das ruas Maria Quitéria e Redentor, em Ipanema, sente o cheiro de carne como um atraente convite para sentar em uma das mesas externas (responsáveis pelo cheiro) ou no salão do novo restaurante de carne em Ipanema. Com o sugestivo nome, em homenagem ao endereço e a especialidade da casa, de Maria e o Boi, esse novo ponto vem conquistando os cariocas, que já comentam nas redes sociais seus pratos preferidos. Fui conhecer o novo restaurante a convite da casa e pode entender porque tamanho burburinho.

O trio de chefs Cristiano Lanna, Erik Nako e Luiz “Pétit” Santos já haviam desbravado as culinárias italianas e japonesas em outros empreendimentos, mas para o novo ponto em Ipanema escolheram uma paixão nacional: a carne. O ambiente intimista do salão com o bar ao fundo ou as mesas do lado de fora, bem cara do verão carioca, são apenas detalhes para compor a experiência: experimentar carne, acompanhamentos diferentes e entradinhas deliciosas. Isso sem falar nas sobremesas e na ótima carta de bebidas, com destaque aos mais de 25 tipos de gins servidos no clássico gin tônica, por exemplo.

Apesar de servir muito bem suas bebidas, com boa carta de vinho e poucas, mas saborosas opções de drinks – vale ressaltar o Ipanema Fizz (gin, mate, limão, bitters de cardamomo e soda), que é a cara do Rio -, tudo ali é apenas um detalhe perto da atração principal: a comida. É nesse quesito que o Maria e o Boi se destaca. E é exatamente esse o motivo de tantas conversas entre os frequentadores e quem está louco para conhecer o mais novo espaço gastronômico próximo a Praça Nossa Senhora da Paz, remarcado a região como um dos melhores polos gastronômicos da cidade.

Antes do grande astro, algumas entradinhas já dão a dimensão da proposta da casa. O Coalho DOC com cogumelos e amendoins caramelados é uma mostra da ideia de usar ingredientes clássicos do Rio, como queijo coalho da praia, mas dando uma nova roupagem e sabor. Mas não há como falar do super comentado Corações de Pato (substituindo o tradicional de galinha das churrascarias) servido sobre um saborosíssimo pão de alho e ervas com grana padano. O Palmito Assado, comum para acompanhar carnes, aqui ganha a companhia de castanha de caju e couve frita. E por aí vai a inventividade dos chefs, que só está abrindo espaço para o prato principal.

Chegou a hora! É aqui que o Maria e Boi conquista aos amantes de carne, embora ofereça opções também sem ser carne vermelha. Mas estamos falando de um restaurante de carne em Ipanema, então o destaque são mesmo os cortes de carne (sete opções, todas bem servidas – devem ser divididas) que podem ter o acompanhamento que o cliente escolher. Assado de Tira, Bife de Chorizzo, Bisteca Fiorentina (mais conhecida como T-Bone), Filé de Fraldinha, Bife de Ancho, Picanha ou Flat Iron serão servidos pelando à mesa juntos dos acompanhamentos. Nessa categoria é impossível resistir ao Purê Queijudo trufado, as finas Fritas com sal de vinagrete e páprica e a Farofa Crocante com ovo e banana da terra grelhada. Para quem quer algo mais refrescante, os Amendogreens (verdes em azeite com limão e amendois no melado) é um ótimo acompanhamento. Há ainda legumes, outros tipos de batata, arroz, abacaxi assado e até uma salada Caesar grelhada.

restaurante-de-carne-em-ipanema

Entre as opções para quem quer fugir da carne vermelha, Cavaquinha, Salmão, Mini Polvo, Bisteca de Porco e Galeto Desossado. Para quem quer um lanche rápido dois tipos de sanduíche. Há também duas opções de pratos principais compeltos: a releitura da casa pro Baião de Dois e Cowssoulet (dobradinha, mocotó, cupim, linguiça e feijões brancos). Para finalizar a orgia gastronômica (sim, esse é o termo mais adequado para uma refeição farta no Maria e o Boi), entre as sobremesas se destacam o Mug Cake de chocolate quentinho com chantilly de Nutella (especialmente para quem adora doce) e o Bolo Piña Colada – bolo de coco molhadinho com rum e compota de abacaxi.

Maria e o Boi

Endereço: Rua Maria Quitéria, 111 – 1º andar – Ipanema

Telefone: (21) 3502-4634

Horário de funcionamento: Segunda a quinta (12h à 00h); sexta e sábado (12h à 1h) e domingo (12h às 22h)