Nomangue Caiçara: Comida do mar com gostinho de mãe

Tudo começou quando a família que cultivava mariscos no mangue começou a servir algumas comidinhas para os clientes, enquanto os mesmos esperavam pela chegada da pesca do dia. O que era algo informal, em uma choupana no quintal de casa, se transformou naturalmente em um dos restaurantes mais importantes de frutos do mar no Rio. Vaval, que desde pequeno ajudava a família no trabalho, aprendeu com sua mãe, a famosa Tia Penha de Guaratiba, não só o manuseio dos frutos do mar, mas também as deliciosas receitas que ela fazia.

Com a expertise de quem trabalhava ao lado da família desde os nove anos de idade, acumulando uma sabedoria sobre frutos do mar e cozinha, Vaval apresenta em seu restaurante, o Nomangue Caiçara, receitas que agradam aos mais exigentes paladares. Mas agora, em uma nova fase do restaurante no coração de Copacabana, resgata a culinária de raiz e as receitas antigas de sua mãe. Oferecendo assim sugestões feitas a partir da sazonalidade dos ingredientes, aproveitando o que há de mais fresco no mar e na estação. Pratos que aliam sabor, apresentação e aquele gostinho especial de comida caseira, feita com muito carinho.

O ambiente agradável do restaurante e a decoração que te transporta para o ambiente onde Vaval foi criado já nos faz sentir um pouco mais próximos do chef. Mas é quando as delícias chegam a mesa que temos a sensação de voltar no tempo e se sentir sentado embaixo da choupana degustando as maravilhas criadas por Tia Penha, agora reproduzidas com maestria pelo seu filho. O Maior Viagem foi convidado para conhecer em primeira mão as novidades do cardápio, em uma mesa composta por jornalistas gastronômicos, e pode comprovar que apesar dos pratos serem servidos em dias aleatórios, já que dependem do frescor dos ingredientes, a certeza é de que quem for ao Nomangue Caiçara terá sempre uma experiência especial.

Entradas que variam desde sofisticadas ostras, passando pelo catado de tilápia (uma espécie de ceviche), e até mesmo na simplicidade de pasteis de siri ou camarão dividem espaço com o surpreendente siri crocante, o refrescante mix do chefe (peixe branco, lula, polvo e camarão com vinagrete de frutas e beterraba) e o delicioso Bolinho da mãe. Como o próprio nome diz, esse prato era feito por Tia Penha para seus filhos. Além da importância afetiva, o bolinho de feijão com arroz recheado na hora com escabeche de cavalinha é simplesmente divino!

nomangue-caicaras-entradas

A simplicidade está presente em cada prato, mas o tempero de cada receita e a forma de apresentação mostram que mesmo no simples há espaço para a sofisticação. Um exemplo é o filé de peixe com camarão grelhado servido com arroz de coco. O acompanhamento vem em uma metade de coco, garantindo inclusive que q temperatura do prato se mantenha no ponto até que ele seja servido. O doce de cajá com sorvete de creme é outro exemplo de que o simples pode sim ser bastante saboroso, ou seja, a boa gastronomia não precisa de muitas firulas para garantir o sabor.

nomangue-caicaras-comidas

Com tanta experiência no manuseio e melhor aproveitamento dos frutos do mar, Vaval sabe que a receita de sucesso está mesmo em apresentar no Nomangue Caiçara uma comida especial, que soma uma boa receita, aproveitamento de ingredientes frescos e uma pitada de comida caseira. Afinal nada mais confortável para nosso paladar do que sentir que a comida foi feita como se a nossa mãe estivesse preparando o prato. Era assim que Tia Penha fazia com seus filhos, e é assim que o chef Vaval faz diariamente em sua cozinha.

Nomague Caiçara

Endereço: Rua Sá Ferreira, 25 – Copacabana

Telefone: (21) 22450-4028

Horário de Funcionamento: segunda a quinta (12h às 23h), sexta e sábado (12h à 0h) e domingo (12h às 22h)