Restaurante Roots: Gastronomia de excelência em Christchurch

Sempre que viajo tento conhecer alguns dos melhores restaurante da cidade que estou visitando. Para isso, ter o aplicativo La Liste (clique no link para ler mais a respeito), que indica os melhores restaurantes do mundo, ajuda bastante. Foi assim que descobri o restaurante Roots, que apesar de ficar no porto de Lyttleton, é facilmente acessado a partir de Christchurch (cidade maior que fica ao lado). Com vários prêmios nacionais, e indicado pelo Guia Michelin, o simpático restaurante está na lista dos 50 melhores do mundo. Um feito para um restaurante em uma pequena cidade, sendo o único da Nova Zelândia fora de Auckland a ter o status de três chapéus do Cuisine Good Food Awards.

Tantas credenciais me chamaram a atenção e fiz a reserva para conhecer o restaurante Roots, afinal me parecia que seria uma experiência gastronômica de excelência. E foi muito mais que eu encontrei ao conhecer o simpático restaurante que conta com duas salas de jantar, uma cozinha aberta e um bar. O tamanho pequeno deixa o atendimento muito mais personalizado (é preciso fazer reserva para não ir até a cidade ao lado de Christchurch e não conseguir conhecer o restaurante Roots) o que acentua através da explicação dos pratos um dos grandes segredos da gastronomia do local: o uso de ingredientes frescos de produtores próximos. Durante todo o menu degustação nos foi explicado não só o que tinha no prato, mas também de onde vinha cada ingrediente. Uma excelente sensação de estar comendo produtos frescos que valorizam os produtores locais com o conceito “farm to table”.

restaurante-roots-menu-degustacao

São oferecidos três tipos de menu degustação no restaurante Roots (não há serviço à la carte), com 5, 8 ou 12 cursos. Os menus podem ainda ser harmonizados com vinhos (o que sugiro, já que foram muito bem harmonizados e é uma ótima maneira de conhecer excelentes vinhos da Nova Zelândia). Todos os menus variam diariamente conforme os produtos frescos disponibilizados pelos produtores, mas sempre buscam trazer uma explosão de sabores diferentes, em uma apresentação impecável e colorida. O serviço é feito com um bom tempo entre os pratos, sem termos esperado muito entre cada curso, e os pratos chegaram a mesa na temperatura certa. O valores variam entre 105 e 195 dólares neo-zelandeses, sem a harmonização com vinho.

onde-comer-em-christchurch

O curioso é observar que embora aposte nos produtos locais, o chef Giulio Sturla é chileno e aproveita influências de diferentes partes do mundo para suas receitas. Em nosso menu degustação, por exemplo, chegamos até mesmo a comer um delicioso e quentinho pão de queijo em uma das entradas. Claro, feito com queijo produzido em uma fazenda bem próxima ao restaurante. Uma experiência única que vale para quem estiver visitando Christchurch. Certamente valeu sair do centro da cidade, onde estávamos hospedados no Crowne Plaza Christchurch, e ir até o restaurante Rootz, que fica a cerca de 40 minutos de distância.

Restaurante Roots

Endereço: 8 London Street – Lyttelton (Christchurch)

Site: https://www.rootsrestaurant.co.nz/

Telefone: +64 3 328 7658

Nossa viagem para Christchurch contou com os apoios do Turismo da Nova Zelândia, o chip internacional Mysimtravel e do hotel Crowne Plaza Christchurch.