Sete restaurantes para tomar vinhos

Quem dispensa uma taça de vinho? Versátil, podemos encontrar uma vasta seleção de rótulos para cada momento de uma refeição, sem contar nas opções nacionais e importadas. No Dia do Enólogo, 22 de outubro, confira um roteiro por 7 restaurantes ideais para tomar vinhos.

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens
  • Mistral Wine Bar
Salada de Chévre com figo e Boya Sauvignon Blanc | Foto: Divulgação

O Mistral, inaugurado em junho de 2018 no Shopping Iguatemi, na capital paulista, é um lugar dedicado à degustação de bons rótulos. Na gastronomia, os pratos foram criados pensando na harmonização ideal para cada rótulo. Ao todo, são mais de 130 rótulos de diversos países com preço de importadora.

Polenta mole com Ragu de linguiça e Pato Rebel | Foto: Divulgação

Entre as sugestões de harmonizações do Mistral Wine Bar, podemos começar com uma entrada especial, a salada de chévre com figo harmonizada com Boya Sauvignon Blanc, um vinho mais fresco e leve. Como sugestão de prato principal, uma tradicional polenta mole com ragu de linguiça com Pato Rebel 2019 é uma excelente opção. Este vinho possui uma acidez característica da uva Baga, que o deixa perfeito até para harmonizar com pescados.

Crème brûlée com Sauternes | Foto: Divulgação

Quando o assunto é sobremesa, o clásssico creme brûlée pode ser acompanhado por Sauternes 2018, um vinho produzido por Schröder & Schÿler. Este rótuloé extremamente famoso entre as opções de vinhos franceses de sobremesa com seu toque doce.

  • Le Terroir

A famosa Rua Conde de Irajá, em Botafogo, abriga, em uma de suas esquinas, o Le Terroir, um dos restaurantes ideais para tomar vinhos. Em um charmoso casarão, o bar de vinhos com carta descomplicada e de clima informal, abriu em novembro de 2020 e é um espaço dedicado à bebida, com ambiente despojado e proposta bem carioca.   

Foto: Fábio Rossi

Na carta, há cerca de 50 rótulos, muitos com excelente custo x benefício, incluindo opções orgânicas. O grande objetivo do Le Terroir é oferecer vinhos fáceis, sem complicações. Na seleção, podemos encontrar uma variedade de espumantes, brancos, rosés, tintos e de sobremesa, além de uma régua de vinho, onde podemos degustar quatro tipos diferentes de vinhos.   

Foto: Fábio Rossi

Entre os desques da casa, o francês e orgânico Les Athlètes Pinto Noir harmoniza perfeitamente com o shitake recheado com bacon, cebola caramelizada e queijo cremoso. Já o uruguaio Montes Toscanini Tannat 2020, da vinícola Montes Toscanini (a mais premiada do Uruguai) pode ser degustado acompanhado por sacadura recheada de isca de mignon ao molho gorgonzola. Outra opção de harmonização é o nacional Gran Reserva Leopoldina com Brie empanado com geleia de pimenta.

Sete chefs indicam os melhores restaurantes no Rio

  • Nido
Polenta | Foto: Divulgação

Localizado no Leblon, o Nido é um dos restaurantes perfeitos para tomar vinho. Clássico restaurante italiano, conta com uma vasta seleção de vinhos por Gilson de Lima, sommelier da casa carioca.

Figo caramelizado | Foto: Divulgação

Para ele, os Sauternes são ótimas opções para harmonizar com figo caramelizado no vinho do Porto com foie gras. Já o Braccale, de origem toscana, combina com a polenta com queijo taleggio e molho de cogumelos trufado. Já o sabor marcante da paleta de cordeiro assada com risoto de funghi porcini vai perfeitamente com o Amarone ou La Grola (100% Veronese).

  • Entre Amigos
Foto: Tainá Lima

Os maîtres do extinto Antiquarius,  Uedson Dias  e Luciano Fernandes, abriram o Entre Amigos, em 2019. No roteito de restaurantes para tomar vinhos, o típico restaurante português aposta em pratos clássicos da Terrinha, ambiente acolhedor que também segue inspirações lusas em suas duas casas no Rio de Janeiro: uma em Botafogo e outra no Casa Shopping, na Barra da Tijuca.

Como manda a tradição portuguesa, os destaques ficam por conta não só pelo cardápio, mas pela robusta carta de vinhos. Entre as sugestões de harmonização do sommelier do restaurante na Barra da Tijuca, Eduardo Pacheco, de rótulos portugueses com preparos clássicos lusos, destaque para o Villa Rosa Reserva Tinto, um vinho português com 100% de uvas baga, produzido na Bairrada que pode ser servido com o tradicional Arroz de Pato.

Foto: Tainá Lima

Outro rótulo sugerido é o Pouca Roupa 2019 Tinto, feito a partir de um assemblage das uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro, que combina perfeitamente com o Bacalhau à Gomes de Sá. Além disso, outro destaque é a novidade na carta de vinhos, o Apaixonado 2015 Tinto, feito de um assemblage das uvas Tinta Amarela, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca, produzido no Douro, que acompanha muito bem a Paleta de Cordeiro Assada à Moda da Casa.

Itapemirim iniciará operação de voos em Congonhas

  • Tragga
Foto: Divulgação

O restaurante especializado em grelhados premium, com casas no Humaitá e Vogue Square (Barra da Tijuca), oferece também uma seleção completa de vinhos nacionais e importados que harmonizam com as entradas, principais, massas e até mesmo com as sobremesas.

Entre as sugestões de rótulos, destaque para o Catena Chardonnay com aroma de frutas brancas; Sideral, um chileno que reúne 5 uvas (Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah, Petit Verdot e Cabernet Franc); e o Amancaya, da Mistral.

  • Bar do Rio
Dionísio Chaves – sommelier e expert em vinhos do Supermercado Zona Sul

Entre os restaurantes para tomar vinhos, o Bar do Rio também é uma das sugestões. Localizado nas unidades de Ipanema (Barão da Torre), Barra da Tijuca (Santa Mônica) e Leblon (Dias Ferreira) do Supermercado Zona Sul, tem uma ampla variedade de vinhos selecionados pelo sommelier e expert Dionísio Chaves. Na seleção, ele destaca três rótulos: vinho branco uruguaio Colinas de Uruguay Sauvignon Blanc, que harmoniza perfeitamente com sushi de peixe branco e salmon; o Castelo di Poppiano Dinastia 1199 que pode ser apreciado juntamente com Penne all´ Matriciana; e o vinho tinto português Antônio Saramago Regional Terras da Beira, que pode ser muito bem acompanhado de um delicioso frango assado.

  • Mercearia da Praça
Foto: Divulgação

No coração de Ipanema, a Mercearia da Praça é um dos restaurantes para tomar vinhos. Como um bom e clássico restaurante português, é claro que os vinhos chamam a atenção.

O sommelier da Mercearia da Praça, Ezequias Almeida, sugere algumas opções de harmonizações: o vinho português Crasto, da região de Douro, é ideal para acompanhar um bacalhau à Lagareiro, enquanto Crasto Tinto já é perfeito para a tábua mista de queijos e embutidos, além do arroz de costela. Já o branco Esporão, da região do Alentejo, combina com o famoso bacalhau com natas.