Maior retrospectiva do americano Frank Stella no Whitney Museum, em NY

Frank Stella, um dos mais importantes artistas plásticos vivos dos Estados Unidos, tem mostra em cartaz no Whitney Museum of American Art, em Nova York, até fevereiro de 2016.

Frank Stella: a retrospective” reúne aproximadamente 120 trabalhos do artista, entre pinturas, esculturas, instalações, gravuras e trabalhos em relevo.

A exposição preenche todo o quinto andar do museu, uma galeria de 18.000 metros quadrados, que é o maior espaço dali para exposições temporárias.

A mostra começa com a histórica série “Black paintings”. Produzida na virada dos anos 1950 para os 60, ela traria transformações significativas para o universo do expressionismo abstrato e se tornaria um dos marcos inaugurais do minimalismo que explodiria na década seguinte.

Ao fim da mostra, de forma igualmente grandiosa, chega-se à produção mais recente de Stella. O artista conta que, quando começou a tratar da exposição, em 2010, imaginou-a como um olhar sobre sua produção mais recente, centrada nas obras produzidas após a retrospectiva organizada pelo MoMA em 1987. Mas os curadores argumentaram que toda uma geração precisava ser lembrada de sua trajetória singular.

O conceito central de “Frank Stella: a retrospective” é a recusa de Stella de estabelecer uma assinatura específica, uma anomalia desafiadora de estetas, críticos e mercado. Os curadores louvam a falta de desejo do artista de se render a um estilo facilmente reconhecível. Frank Stella é apresentado como o mutante-mor das artes plásticas americanas do último século.

Famoso por sua capacidade de se desvencilhar de questionamentos conceituais com tiradas evasivas, Stella cunhou uma das frases mais citadas no universo da arte desde então – “what you see is what you see” – e cultivou sem alarde seu desejo de experimentar novas fronteiras.

“Frank Stella: a retrospective” fica em cartaz no Whitney até fevereiro e depois segue para o Museu de Arte Moderna de Fort Worth, em Dallas, e o De Young Museum, em São Francisco.

Para mais informações: http://whitney.org/Exhibitions/FrankStella