Evento dedicado ao café chega ao Rio de Janeiro

Por conta da pandemia da Covid-19, o Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e orgânicos, foi adiado e mudou a data para 24 e 25 de ourubto e agora será híbrido, unindo o online e presencial. O evento foi reestruturado para garantir a segurança do público, expositores e palestrantes.

booking1

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Também cresce o interesse de brasileiros pelo consumo de produção de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, produção com certificado de qualidade, além das diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo.

A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais – da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. O público poderá ainda conferir uma exposição virtual sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção. Na plataforma digital do evento estarão reunidos estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, sala de negócios, exposição, e-vouchers, brindes para os visitantes e muito mais. Serão realizadas algumas atividades presencias, que terão transmissão nas plataformas digitais. Uma loja virtual/marketplace funcionará para que os visitantes possam comprar os produtos expostos.

A Competição de Melhor Café Torrado e Moído para Espresso, com chancela da BSCA, será presencial para os participantes e terá transmissão ao vivo para o público na plataforma. Serão cerca de 10 horas de competição e o vencedor terá sua marca exposta na Paris Coffee Nation 2021. O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés.

O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais participará da primeira edição do Rio Coffee Nation. Em paralelo, acontecem palestras e apresentações com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo e receitas, entre outros. Nomes como Monica Pinto, Diretora ABIC, Flavio Borem, Professor da UCLA, e Vanusia Nogueira, Diretora BSCA, são alguns dos palestrantes confirmados. Haverá ainda palestras com baristas, chefs e empersários.

Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffe Nation custam a partir de R$25 e podem ser adquiridos pelo site. Quem comprar ingresso até o dia 24 de setembro ganha uma amostra de café de um dos expositores do evento.