Rio Montreux Jazz Festival terá edição online e gratuita

Entre os dias 23 e 25 de outubro acontecerá mais uma edição do Rio Montreux Jazz Festival, dessa vez gratuito e com transmissão online. Em um momento de distanciamento social, o evento vai conectar três diferentes lugares por meio da música, a partir das apresentações que acontecem diretamente de Los Angeles, de Nova York e do Brasil.

Para fomentar os mercados de entretenimento e da música, tão afetados pela pandemia da Covid-19, o festival Rio Montreux Jazz Festival traz um line-up formado, em sua maioria, por artistas brasileiros, muitos dos quais se apresentarão no Fairmont Copacabana, com uma vista deslumbrante de uma das mais conhecidas praias do Brasil. Mas haverá também importantes nomes internacionais da world music e do jazz, como Macy Gray, Christian Scott, Anat Cohen, o coral Sing Harlem e Stanley Jordan.

Uma das apresentações brasileiras merece destaque no line-up. Milton Nascimento fará um show mais intimista, direto de sua casa em Minas Gerais. Mas outros brasileiros como Toquinho, João Donato, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas e Roberto Menescal, entre outros, também estarão na edição 2020 do Rio Montreux Jazz Festival.

A grande diva da soul music, Macy Gray promete uma performance digna da vencedora do Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, relembrando sucessos dos seus 20 anos de carreira e algumas surpresas. A potência das mulheres na música instrumental latina será representada no encontro inédito de algumas das musicistas mais requisitadas: as tecladistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco com a percussionista Lahn Lahn. 

Outro momento esperado pelos fãs da boa música são os encontros do Rio Montreux Jazz Festival. Este ano, o público poderá acompanhar artistas de diferentes gerações tocando lado a lado, como os guitarristas Stanley Jordan e Diego Figueiredo, que vêm de uma turnê em dupla por casas dos EUA e Europa com ingressos esgotados e sucesso de crítica. Quem também arranca elogios por onde passa é o jovem talento Amaro Freitas, que se une ao bandolinista brasileiro mais respeitado no mundo, Hamilton de Holanda, para se apresentarem juntos pela primeira vez.  

Outro destaque da segunda edição do festival serão as homenagens a grandes nomes da música brasileira.  Na atração “Os sonhos não envelhecem”, o coral Sing Harlem, um dos maiores corais Gospel dos EUA (que já gravou com artistas como Madonna e Sting) se junta à Maria Gadu e Samuel Rosa para uma visita à obra de Milton Nascimento em um show emocionante, que contará com o próprio Bituca. Já na atração “Viva Gonzagão“, os jovens e talentosos instrumentistas brasileiros, Pipoquinha e Mestrinho, se unem ao consagrado Marcos Suzano pela primeira vez para exaltar a obra do rei do baião.  

Confira abaixo a programação que será exibida no canal do youtube do Rio Montreux Jazz Festival.

Dia 23 de outubro, sexta-feira 

·         A Cor do Som: 42 anos de Montreux Jazz Festival 

·         Luísa Mitre Quinteto 

·         Viva GonzagãoPipoquinha, Mestrinho e Marcos Suzano 

·         The Sounds Of Roberto Menescal & Marcos Valle 

·         Jazzmin’s 

·         João Donato: Bossa, Jazz e Salsa 

·         Macy Gray 

   

Dia 24 de outubro, sábado  

·         Camerata Jovem do Rio de Janeiro: Uma Viagem Pelo Brasil  

·         Som Imaginário: Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Victor Biglione e Luis Alves 

·         PianOrquestra 

·         Hamilton de Holanda e Amaro Freitas 

·         LUAS: Bianca Gismonti, Claudia Castelo Branco e Lan Lanh 

·         Stanley Jordan e Diego Figueiredo 

·         Orkestra Rumpilezz 

·          Christian Scott aTunde Adjuah 

 

Dia 25 de outubro, domingo  

·         Jaques Morelenbaum CelloSam3aTrio 

·         Jonathan Ferr 

·         Rio Jazz Orchestra 

·         Anat Cohen and Friends 

·         Sérgio Dias Jazz Mania 

·         Toquinho e Yamandu Costa 

·         Milton Nascimento – Os Sonhos Não Envelhecem – GuestsSing Harlem, Samuel Rosa e Maria Gadu 

·         Funk Orquestra