O Bib Gourmand Riso Bistrô desponta com novo menu

Recentemente incluído no Guia Michelin Rio e São Paulo como Bib Gourmand – restaurante com boa relação preço/qualidade – o Riso Bistrô em Ipanema continua a surpreender os apaixonados por gastronomia, desta vez com um novo menu com receitas inspiradas nas origens do chef João Frankenfeld. A convite do restaurante, o Maior Viagem foi conferir as novas criações e aprovou.

chef joao paulo frankenfeldO Riso Bistrô é um bistrô requintado, com o interior projetado em estilo moderno e com obras de arte. Mas o que chama a atenção – e que é a cara do Rio – é o belo jardim em pátio coberto, com paisagismo cuidadoso em meio a móveis coloniais e um revitalizado chafariz. Os sócios Jorge de Sá e Daniella Santos, em 2016, convidaram o chef João Paulo Frankenfeld para assumir a cozinha do Riso, a fim de aguçar o paladar dos clientes com uma deliciosa viagem gastronômica pelo mundo. Com a expertise adquirida em restaurantes do mundo todo, o chef traz para o novo menu do restaurante receitas que remetem à sua infância, em inventivos pratos inspirados em suas origens.

Quando estive no restaurante, João Frankenfeld nos recebeu e contou um pouco dessa inspiração para os pratos que iríamos experimentar em seguida. Muitos deles são receitas de família – em especial de sua avó, que por acaso estava no restaurante no mesmo dia. No menu, uma explosão de sabores com receitas contemporâneas em pratos que ganham nomes que remetem às características dos insumos utilizados.

Nosso jantar começou com o espumante nacional Lírica Crua, apresentado em uma garrafa que ao invés de ser arrolhado, é apenas fechada com tampa de garrafa – a velha chapinha. Por não seguir uma das etapas do processo comum a outros espumantes, é mais turvo e espesso, o que não muda o sabor que é bem leve, ideal para acompanhar as entradas que pedimos.

Apesar de não ser novidade, o já clássico Canapé Z não poderia ficar de fora. Uma releitura do Semmelknodel, receita típica da família alemã do chef Frankenfeld, feita a base de pão e especiarias, com um toque brasileiro, adicionando a geleia de bacon com dedo de moça. As novidades ficaram por conta do Brisa Parisiense, um delicioso Vol-au-vent recheado com creme de palmito pupunha e parma crocante, acompanhado de saladinha verde bem temperada; à Romana, uma dupla de Tortellinis recheados com ragu de rabada e tutano, com redução de shitake; e o delicioso Plot Twist – a popular polenta feita com salsa tartufada sob ovo caipira mollet. Incrível.

riso bistro entradas

Na ala dos principais, a novidade ficou por conta do El Pulpo, uma mistura de França e Espanha para reinventar o polvo grelhado, que é servido com lascas e espuma de bacalhau, acompanhado de purê de couve-flor e ratatouille de berinjela, tomate, abobrinha e pimentão. Dois clássicos da casa não ficaram de fora: o Ouro Vermelho, que é a bochecha do Kobe beef cozida em vinho tinto e do Porto, acompanhada de purê de mandioquinha, mini legumes orgânicos e chips de batata doce; e o Mangiare Felice, um mignon grelhado com molho Bordelaise no ponto ideal para meu paladar, acompanhado de risoto de grana padano.

riso bistro principais

Como sempre sobra um espacinho para a sobremesa, optamos por compartilhar o Dome de Maracujá (semi-esfera de chocolate belga recheada com mousse de chocolate e maracujá, base crocante de praliné de amêndoas e avelã e camada fina de pão de ló; e a versão do famoso queijo com goiabada, em um releitura com creme de goiaba e burrata, goiabada cascão da Zélia, biscoitinho Sablé crocante, massa folhada e sorvete cremoso de queijo, que recebe o nome de Isso na roça num tem não, sô! Ambas deliciosas, mas como não sou tão chocólatra, achei a releitura do queijo com goiabada fantástica.

riso bistro sobremesas

Saímos extremamente satisfeitos com nosso jantar no Riso e o menu foi totalmente aprovado. Claro, ficou a vontade de conhecer algumas outras novidades do menu, que em breve vamos voltar para experimentar. O restaurante funciona para jantar de 3ª a 5ª das 19h às 23h, 6ª e sábado das 19h à 00h; para almoço apenas no final de semana, das 12h às 16h (sábados) e de 12h30 às 19h (domingos). Não abre às segundas.

Endereço: Rua Aníbal de Mendonça 175 – Ipanema – Tel.: (21) 2147-8259