Rota etílica no sul dos Estados Unidos

Tão famosas quanto a Escócia, as regiões sulistas americanas como Kentucky e Tennessee, contam com uma gama de destilarias premiadas e reconhecidas mundo afora. O milho abundante e a água pura abasteceram destilarias familiares e desde a segunda metade do século XX, muitas dinastias de destilação dos Estados Unidos ressurgiram, após um período de proibição federal. Hoje, uma geração mais jovem está trabalhando para alterar a legislação e fórmulas anteriores para operar e trazer novos gostos para o público.

Dentre os whiskeys, o famoso é o Bourbon que se transformou numa marca registrada do país ganhando tanta notoriedade que alguns chegam a pensar que todo whiskey vindo dos EUA é do tipo Bourbon. O mais vendido no mundo é produzido num vilarejo de 6 mil habitantes de Lynchburg, no estado americano do Tennessee. Mais conhecido pelo seu cenário musical diversificado e pelas boas destilarias, o estado está repleto de riquezas históricas arquitetônicas, natureza intocada, incluindo florestas, montanhas e rios em seus mais de 109.000 km² de extensão. E, entre diversas atrações, há as famosas destilarias e cervejarias que vem conquistando todo o mundo.

O nome Bourbon vem de um condado em Kentucky estabelecido em 1785, quando o estado ainda fazia parte da Virgínia. Como os barris desse condado carregavam estampado o nome “Bourbon County”, o termo ‘Bourbon’ logo se popularizou, virando um sinônimo para o destilado. Entre as marcas mais famosas destacam-se o Jack Daniels, Woodford Reserve, Jim Beam e o Maker’s Mark. A destilaria Jack Daniels recebe aproximadamente 250 mil visitantes por ano, para que possam conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação, finalizando a visita com uma pequena degustação de Jack Daniels.

A Kentucky Distillers’ Association traça rotas chamadas Kentucky Bourbon Trail e Kentucky Bourbon Trail Craft Tour para os turistas. Eles ainda oferecem passaportes para cada um obter o seu carimbo em destilarias associadas para ganhar uma camiseta ou copo julep. As trilhas passam pelas destilarias que fazem parte da associação, mas é possível descobrir muitas outras ao longo da rota. Em ambos os estados, atente para restaurantes que incorporam o espírito da América em especialidades do menu.

Muitas destilarias oferecem passeios regulares por uma taxa nominal que inclui uma degustação. Esses passeios tendem a durar 45-60 minutos e geralmente não exigem reservas. Visitantes com menos de 21 anos podem ser autorizados a visitar, mas nunca degustar.